BE pede «melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde no Algarve»

Numa pergunta dirigida ao Ministério da saúde

Os deputados do Bloco de Esquerda querem «melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde no Algarve» e questionaram o Ministério da Saúde sobre as medidas que está a tomar para proteger os que estão na linha da frente do combate à Covid-19.

Numa pergunta que o deputado eleito pelo Algarve João Vasconcelos e o seu colega de bancada Moisés Ferreira à tutela, o BE expressou um conjunto de preocupações dos enfermeiros e outros profissionais de saúde da região do Algarve, que merecem intervenção do Governo, autoridades de Saúde e ARS Algarve, de forma a garantir essa proteção especial aos profissionais que no dia a dia lutam para cuidar de todas as pessoas que necessitam.

Segundo este partido, há que assegurar várias condições, desde logo «que os equipamentos de proteção individual não se esgotam e que os profissionais de saúde têm acesso a estes equipamentos na quantidade necessária».

Por outro lado, também é necessário «reforçar a existência de EPI e de fardas, assim como a lavagem e esterilização do material que possa ser reutilizável, nos centros de saúde onde foram criadas Áreas Dedicadas à Covid19», bem como «proteger os profissionais especialmente vulneráveis ao vírus SARS-CoV-2, seja por razões de idade, seja por situação clínica subjacente, afetando-os, sempre que possível, a tarefas profissionais onde não estejam em contato direto com o vírus».





Os bloquistas também dizem ser necessário suspender a prática de registo biométrico, «uma vez que esta prática pode potenciar infeção e provocar um surto entre profissionais de saúde», e o reforço e garantia «do pleno funcionamento do Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário do Algarve/CHUA e da Administração Regional de Saúde do Algarve/ARS, seja para identificação dos profissionais de risco, seja para vigilância ativa de situações que possam ter estado em contato com o vírus, ainda que assintomáticos, seja para atestar doença profissional sempre que um profissional de saúde adoeça com Covid19».

Por fim, o BE diz ser preciso cumprir as recomendações da DGS «no que toca a testagens de profissionais de saúde que possam ter estado com contacto com casos infetados» e «reforçar o número de profissionais de saúde, em particular enfermeiros, assim como as condições de trabalho dos mesmos profissionais (por exemplo, garantindo que os mesmo têm condições para tomar duche de água quente sempre que saem do trabalho e antes de ir para casa)».

Na pergunta enviada ao Ministério da Saúde os bloquistas questionam, desde logo, se o Governo tem conhecimento das preocupações dos profissionais de saúde e se vai providenciar «os necessários e adequados» equipamentos de proteção «com urgência».

Por outro lado querem saber se serão contratados médicos do Trabalho para as instituições de saúde pública do Algarve e se o Governo vai «intervir e de que forma para que seja facultada toda a informação e formação adequadas aos profissionais de saúde que trabalham em contexto Covid-19».

«Pode o Governo dizer quais os Centros de Saúde do Algarve que não dispõem de água quente? Para quando estão previstas as obras para possibilitar banhos de água quente aos profissionais antes de regressarem a casa?», questiona o BE, que também quer saber se «vão ser criados quartos de isolamento de pressão negativa nos hospitais de Portimão e de Lagos».

Comentários

pub