“Amor Entrelinhas” aproxima doentes internados com Covid-19 em Faro dos familiares

Há a possibilidade de fazer videochamadas diariamente entre os pacientes e os familiares

Chama-se “Amor Entrelinhas”, foi criado por profissionais de saúde do Hospital de Faro e está a aproximar, de forma virtual, os doentes internados nos cuidados intensivos, com Covid-19, dos seus familiares. 

O projeto expandiu-se de forma a incluir também doentes com Covid-19.

A missão assenta na criação de um ambiente tranquilizador e de maior proximidade, mesmo em tempos onde a norma é o distanciamento social.

«Pretendemos estimular e continuar a manter a comunicação permanente entre os doentes e os seus familiares, seja através das “cartas digitais” ou das mensagens remetidas para um endereço de correio eletrónico criado especificamente para o efeito. Todas as mensagens são lidas por um membro da equipa do projeto ou por outros profissionais do serviço junto do doente», referem as mentoras do projeto.

Agora, fruto de um donativo particular de dois tablets, passa a ser possível fazer videochamadas diariamente entre os pacientes e os familiares.

A adesão ao projeto é voluntária e articulada com os familiares diretos que manifestem vontade, servindo como um diário que inclui informações gerais sobre o doente internado, sem menção a pormenores clínicos específicos.

«A ideia é amenizar a preocupação dos familiares mais próximos, transmitindo-lhes informações relativas ao estado anímico do doente, aspetos relativos à sua alimentação, às suas rotinas no que respeita à evolução de melhoria ou, por exemplo, as suas reações às mensagens de carinho enviadas nas cartas ou através das videochamadas», explica a equipa.

O feedback por parte dos utentes e dos familiares tem sido bastante positivo, «tendo ambas as partes (doentes e familiares) demonstrado um enorme sentimento de gratidão dirigido ao projeto e, especialmente, a todos os profissionais da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente».

A iniciativa teve início no dia 20 de Março e até ao dia de hoje, 22 de Abril, aderiram ao projeto, implementado pela Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, 11 doentes e respetivas famílias, tendo sido recebidas um total de 46 “cartas digitais” e efetuados 63 diários.

Comentários

pub