Alunos e pais de Lagoa têm ajuda à distância de um clique

Foi criado um e-mail específico para esclarecer dúvidas: [email protected]

Até podemos estar a viver dias de confinamento social, mas Lagoa continua a ler e, durante estes tempos, “As Terapias vão a casa”. Estes são apenas dois dos projetos que continuam a funcionar, mas através da Internet, para que não se perca o apoio à comunidade educativa do concelho durante a Covid-19. 

O Programa Municipal do Livro e da Leitura “Lagoa a Ler” vai disponibilizar – no site oficial da Câmara – «histórias, metodologias e estratégias que têm como objetivo apoiar as crianças, famílias, educadores de infância e docentes de 1º ciclo na promoção da linguagem e da literacia».

No mesmo espaço também serão apresentadas propostas de livros de géneros literários diversos, acompanhados de dicas e estratégias de leitura. Já as sessões dos projetos “Brincar com as palavras” e “Crescer a Ler” vão ser enviadas semanalmente aos educadores de infância e docentes dos estabelecimentos de ensino do concelho inscritos nestes projetos no ano letivo em curso.

O projeto EPIS já faz parte do dia a dia dos alunos dos 2º, 3º ciclo e secundário do concelho de Lagoa desde o ano letivo 2018/2019. Para continuar a apoiar estes alunos, o município está a adaptar para o formato online – através de ferramentas como o Whatsapp, Skype e Zoom – as metodologias de intervenção utilizadas em contexto escolar.

«Assegura, assim, um contacto muito próximo com os alunos, famílias e docentes. Estão a ser preparadas publicações, também na página web do município, de vídeos com temas pertinentes para o contexto atual, visando contribuir para a manutenção do equilíbrio pessoal e familiar», diz a autarquia.

“As Terapias vão a casa” é o nome da alternativa online para as sessões de intervenção presenciais de Terapia da Fala e de Neuropsicologia, desenvolvidas com alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

“As terapias vão a casa” vão estar disponíveis para as famílias através do Whatsapp, e-mail, Skype e Zoom.

Também através da página online do município, as famílias podem ter acesso a varias estratégias e atividades a desenvolver diariamente, em casa, com as suas crianças.

Vão, assim, ser divulgadas duas vezes por semana “Neuro-dicas para fazer em casa”.

Segundo a Câmara de Lagoa, «estas dicas visam contribuir para estimular algumas funções essenciais ao processo de aprendizagem como a memória, a atenção, o raciocínio, entre outras. Ao mesmo tempo, vão ser sugeridas tarefas curtas para promover a consciência fonológica.

Já o “Portalbullying”, em tempo de ficar em casa, «assume-se como uma ferramenta de apoio útil para alunos, famílias, educadores e professores», diz a Câmara de Lagoa.

Além do chat e do fórum, estão a ser agilizadas as modalidades Skype e Zoom. A comunicação não violenta, as estratégias para lidar com o stress, com a ansiedade, com o medo, serão os temas centrais a trabalhar nesta plataforma online.

Ficarão ainda disponíveis formas de apoio psicológico individualizado para os profissionais da educação no concelho de Lagoa, através de sessões individuais por videoconferência e sessões de grupo. A gestão do stress e das emoções neste período de confinamento serão o tema das “psico-dicas” direcionadas para docentes e famílias, a partilhar na página online do município no âmbito do projeto “Agarra a Emoção em Casa”.

Para informar e comunicar sobre estas formas de apoio à comunidade escolar do concelho de Lagoa, foi criado um e-mail específico: [email protected]. Mas continuam disponíveis os habituais contactos: 282 380 400 (Geral) ou 282 101 110 (Gabinete de Educação)

Comentários

pub