Aljezur criou espaço de acolhimento para a população

Aljezur não tem casos de Covid-19, mas está a preparar-se para qualquer eventualidade

A Câmara de Aljezur criou espaços de acolhimento, um destinado a utentes da Santa Casa da Misericórdia e da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e o outro para a população em geral, para poder dar resposta eventuais necessidades de isolamento ou alojamento temporário, causadas pela pandemia de Covid-19.

Apesar deste ser um dos três concelhos da região que continuam sem registar casos de infeção pelo novo coronavírus, a autarquia aljezurense não facilita e tem vindo a preparar-se.

Neste momento, a Santa Casa da Misericórdia, que gere Lar e Centro de Dia de Aljezur, e a Casa da Criança de Rogil, onde funciona a Unidade de Longa Duração e Manutenção deste concelho, já têm os planos de contingência ativados.

Desta forma, estão a ser posta em prática «uma série de medidas preventivas para minimizar a possibilidade de contágio deste vírus. Além das medidas internas tomadas por ambas as unidades, quer no aspeto de gestão de recursos humanos e práticas a redobrar os cuidados de higiene, foram criadas condições no edifício do Centro de Dia, na zona antiga de Aljezur, para acolhimento de cerca de 10 utentes, caso necessário», revelou a Câmara de Aljezur.

Estas duas entidades, que no total albergam 90 utentes (60 no Lar e 30 na ULDM), foram visitadas na segunda-feira pelos elementos da Sub-comissão Covid-19 de Aljezur, nos quais se incluem José Gonçalves, o presidente da Câmara, e Luís Cadinha, o delegado de Saúde.

Também já foi preparado «o primeiro espaço de retaguarda, em caso de necessidade», que está instalado no Pavilhão Desportivo da EBI/JI de Aljezur,« onde formam montadas cerca de 30 camas e alguns outros equipamentos, de modo a receber pessoas que possam ter de ser deslocadas de outros locais».

A Câmara de Aljezur reforça a grande cooperação e preocupação destes dois equipamentos sociais, onde os utentes pela sua já avançada idade e em alguns casos a sua frágil condição de saúde, sejam foco de potencial risco e de redobrada preocupação para todas estas entidades.

Comentários

pub