Albufeira quer ajudar empresários e IPSS a enfrentar a crise

Na reunião virtual foi feito o enquadramento económico e social do concelho e da região

O presidente da Câmara de Albufeira reuniu-se virtualmente com representantes de associações empresariais locais e regionais e com Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, para «aprofundar o trabalho realizado até à data e obter alguma informação adicional, tendo em conta as consequências económico-sociais da pandemia da Covid-19».

«Temos estabelecido um contacto muito próximo com as associações e IPSS locais e regionais no sentido de percebermos como está a economia e o emprego no concelho, mas também a resposta social. Através desta iniciativa conseguimos articular um conjunto diverso de questões que são muito importantes para a definição da nossa ação política», resumiu José Carlos Rolo.

Ao longo de mais de 2 horas, «foi feito o enquadramento económico e social do concelho e da região, confirmando-se um cenário de grande dificuldade para as empresas, com efeito muito significativo em termos de emprego e, consequentemente, na necessidade de uma resposta social adequada. O cenário aponta para uma economia praticamente parada, um número muito significativo de empresas em lay-off e com uma grande parte das empresas a não acreditar que haverá condições para abrir portas nos próximos 30 a 60 dias», descreve a Câmara de Albufeira.

Para o edil José Carlos Rolo, os problemas são mais graves na medida que «muitos dos empresários locais realizaram importantes investimentos para fazer face a uma época turística que, tudo indicava, iria ser muito positiva, investimentos esses que não têm agora o devido retorno. Este enquadramento fez também deslocar para Albufeira muitos trabalhadores que iriam iniciar funções por esta altura e que estão agora em condições de grande dificuldade».

«Temos por isso, um enquadramento de muita dificuldade já no curto prazo, ao qual devemos dar resposta dentro daquilo que são as nossas competências, mas também pressionando e alertando para que outros órgãos do poder, nomeadamente a nível central, não deixem destruir todo o valor que estas empresas representam para a região e para o país», defendeu o presidente da Câmara de Albufeira.

A resposta social está a ser articulada «entre as instituições que estão no terreno e os serviços de ação social da autarquia, tendo sido levantada a necessidade de uma melhor articulação entre todas as respostas, de maneira a otimizar o mais possível os meios que estão no terreno».

Neste ponto, o presidente da autarquia destaca que «em termos sociais, temos um conjunto muito alargado de desafios que se nos colocam e que passam pelas necessidades imediatas no que diz respeito a aquisição de alimentos, farmácia, despesas relacionadas com eletricidade, água e gás. Mas há também todo um conjunto de necessidades de gestão por exemplo ao nível da abertura das creches, da própria escola em casa que requer que todas as famílias disponham de equipamento adequado, ao nível da população sénior, enfim, muitos cenários que nos colocam perante um desafio ímpar que exigirá de todos, o máximo empenho e rigor».

Até ao final do mês, serão enviadas «várias sugestões, para que esta resposta seja mais articulada e efetiva, havendo o compromisso por parte do Presidente em voltar a reunir para manter o contato com estas entidades».

 

Entidades que participaram na videoconferência:

ABA – Associação de Barmen do Algarve | João José Encarnação

Albucoop – Cooperativa de Táxis de Albufeira | Carlos Miranda

APAL – Associação de Promoção de Albufeira | Vítor Vieira

AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal | Cristóvão Lopes

ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor | Honório Teixeira

AESCCH- Associação dos Empresários da Av. Sá Carneiro e do Centro Histórico | Sérgio Brito

ADSA – Associação De Discotecas Do Sul e Algarve | Liberto Mealha

AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve | Elidérico Viegas

ALGARVE ANIMA – Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve | Élio Vicente

ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve| Paulo Alentejano

SCMA – Santa Casa da Misericórdia de Albufeira | Patrícia Seromenho

FAL – Fundação António Silva Leal | Valdemar Saleiro

AHSA – Associação Humanitário e Solidariedade Albufeira | Carlos Santos

CPE – Centro Paroquial de Paderne | Padre Pedro Manuel

CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo | Nuno Vieira

Conferência de São Vicente de Paulo | Maria das Dores

Conferência de São José | Cláudia Cavaco

Comentários

pub