Albufeira continua obras no centro da cidade apesar da pandemia

Câmara quer que a maioria das obras estejam concluídas quando restrições à circulação forem levantadas

A Câmara de Albufeira está a dar andamento a diversas obras de cerca de meio milhão de euros que já estavam em curso no centro da cidade. A autarquia albufeirense quer acabar as intervenções «nos prazos previstos», apesar das limitações impostas pela pandemia.

As intervenções em causa estão a decorrer nas ruas 5 de Outubro, Cândido Guerreiro, Avenida 25 de Abril, ruas Sacadura Cabral, Telheiros e Travessa dos Telheiros.

«O facto de não haver trânsito nem pessoas nas ruas, tem permitido que as obras decorram sem grandes perturbações para os munícipes», ilustrou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

«Esperamos que seja uma boa surpresa para os munícipes, quando voltarem a sair à rua, verem todas as obras já feitas ou quase a terminar», desejou.

O edil assegurou, por outro lado que os trabalhadores «respeitam as regras sugeridas pela DGS».

Na Rua Cândido dos Reis, a intervenção está inserida na empreitada de execução da Estação Elevatória dos Pescadores e deverá estar concluída «antes do final de Maio».

«Quanto à 2ª fase da remodelação da Rua 5 de Outubro, iniciada a 6 de Janeiro deste ano, deverá estar terminada nos primeiros dias de Junho. Esta empreitada contempla a repavimentação de toda a rua, captação e encaminhamento de águas residuais pluviais, regularização de taludes, incluindo execução de muros de pedra, remodelação dos passeios e ampliação da rede de telecomunicações», segundo a Câmara de Albufeira, que adianta que a obra custará 235 mil euros.

 




 

«Uma boa parte destas obras está feita, sendo ainda necessário, quanto à rede de águas residuais pluviais, o fornecimento e instalação de sumidouros, caleiras e ligação às caixas de visita e execução de um canal de drenagem no tardoz do muro de lajes de pedra. Na via, serão ainda aplicados lancis, camada sub-base, camada base e outras, e será feito o estacionamento em calçada grada», acrescentou a autarquia.

Quanto a arranjos exteriores, «na Rua 5 de Outubro falta ainda a execução de passeios em calçada miúda, a aplicação de guardas de segurança e ainda o reforço da rede de telecomunicações. Até ao momento, foram, demolidos os passeios existentes, foi feito o reperfilamento de taludes, um muro em lajes de pedra e aplicado o coletor DN315 para rede de águas residuais pluviais».

Nas outras artérias que estão a ser intervencionadas, as ruas Sacadura Cabral, Telheiros e Travessa dos Telheiros, estão a ser realizadas obras de requalificação, contemplando trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de águas, redes de drenagem de águas residuais e domésticas, bem como a melhoria dos arruamentos».

Decorrem também as obras de remodelação das lajetas da Avenida 25 de Abril, com substituição por pavê das que estão estragadas. «As caleiras danificadas estão igualmente a ser substituídas por novas», concluiu a Câmara de Albufeira.

 

Fotos: Câmara Municipal de Albufeira

Comentários

pub