ABC também vai testar todos os lares do Baixo Alentejo

Testes começarão «em breve»

Foto: Álvaro Isidoro | Global Imagens

O Algarve Biomedical Center (ABC) vai avançar com testes de despistagem à Covid-19 também nos lares do Baixo Alentejo, acaba de anunciar a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. 

Ao Sul Informação, Nuno Marques, presidente do ABC, disse que «será seguido o mesmo modelo» que tem estado a ser executado no Algarve.

Ou seja: serão feitos testes, de uma forma faseada, em todos os lares, de todos os concelhos que compõem a CIMBAL (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira).

Ainda não se sabe quando começará a iniciativa, mas a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo diz que os testes começarão «em breve».

Certo é que serão priorizadas as «estruturas com funcionamento de equipa em casulo (em permanência residencial dos seus colaboradores) e as estruturas com maior número de utentes e colaboradores».

Na próxima quarta-feira «será realizada uma reunião, com os responsáveis e diretores técnicos das estruturas, para dar a conhecer o projeto e a sua forma de implementação», adianta a CIMBAL.

A operacionalização do programa no Baixo Alentejo será assegurada por uma parceria alargada, contando com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distritais e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob coordenação de Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado que é coordenador no Alentejo do combate à Covid-19.

Em nota de imprensa, a CIMBAL agradece a «total disponibilidade e indispensável colaboração do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center na concretização deste programa no Baixo Alentejo».

«O elevado profissionalismo e a sua capacidade técnica são o garante para a eficaz implementação do programa», conclui.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub