42 anos do Parque Natural da Ria Formosa comemoram-se na Internet

PNRF decidiu testar os conhecimentos da população sobre a Ria Formosa e sobre cavalos-marinhos

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) vai celebrar 42 anos de existência no sábado, dia 2 de Maio, e criou dois quizzes online que testam – e promovem – o conhecimento sobre esta zona lagunar e sobre um dos seus mais emblemáticos habitantes, o cavalo-marinho.

O quizz sobre a Ria Formosa pode ser encontrado neste link. Já quem quiser testar os seus conhecimentos sobre os cavalos-marinhos, deve seguir esta ligação.

A Ria Formosa foi classificada como Reserva Natural em 1978, tornando-se, na altura, o 6º local em Portugal a ganhar esta designação. Na década seguinte, em 1987, o seu estatuto foi alterado para Parque Natural.

Com esta promoção, «para além dos objetivos nucleares de proteção do sistema lagunar da Ria Formosa, sua fauna e flora, incluindo espécies migratórias e respetivos habitats, são definidos outros objetivos não menos importantes», ilustra Castelão Rodrigues, o diretor regional de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, numa mensagem alusiva ao 42º aniversário do parque.

Entre as novas metas estão as «que se relacionam com a promoção de um uso ordenado do território e dos seus recursos naturais de forma a assegurar a continuidade dos processos evolutivos», mas também «a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da população residente, de forma a não prejudicar os valores naturais e culturais e ao ordenamento e a disciplina das atividades recreativas na região, nomeadamente no litoral, de forma a evitar a degradação dos elementos naturais, seminaturais e paisagísticos, estéticos e culturais da região».

Castelão Rodirgues lembra, ainda, a «importância internacional do ponto de vista ornitológico, albergando uma das maiores comunidades de aves aquáticas do país, sendo zona de invernada de aves limícolas e área de grande disponibilidade alimentar, determinante na migração de milhares de aves entre o Norte da Europa e África».

A Ria Formosa alberga, por outro lado, «espécies endémicas e de grande valor do ponto de vista da biodiversidade» e tem, «ao longo de milénios, providenciado o sustento de populações que aí se fixaram e cuja continuidade, na exploração de recursos naturais, depende da saúde deste ecossistema excecional».

«É neste contexto que se torna cada vez mais urgente a implementação do modelo de cogestão para as áreas protegida, a partir do qual se pretende imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada», defendeu o diretor  regional de Conservação da Natureza e Florestas.

Comentários

pub