25% dos lares algarvios já foram testados à Covid-19

Até agora, só há casos ligados a dois dos lares onde a testagem já chegou

Já foram feitos testes à Covid-19 em 25% dos lares algarvios, anunciou hoje o Algarve Biomedical Center (ABC).

Desde o dia 1 de Abril, foram testadas 20 instituições de dez concelhos algarvios, num total de cerca de 1600 pessoas.

Até ao momento, apenas houve casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime (21 utentes e a diretora), bem como em funcionários de um lar de VRSA e de uma IPSS de Alferce, onde, além dos casos originais, não foi confirmado, até ao momento, mais nenhum doente com Covid-19.

No dia 9, as instalações do Lar da SCM de Boliqueime foram descontaminadas por militares Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências da Guarda Nacional Republicana.

Nesse dia, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, revelou que, mal foram confirmados os 21 casos, a 3 de Abril, «os utentes negativos foram, no mesmo dia, transportados em segurança para um hotel», em Vilamoura, «onde continuam em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar», explicou ainda o autarca.

Também a 9 de Abril, o Sul Informação apurou que, em VRSA, os resultados que ainda faltavam conhecer dos testes feitos a trabalhadores e utentes do lar da SCM deram negativo.

Ontem, soube-se que os colegas da funcionária da Casa do Povo de Alferce que foi diagnosticada com Covid-19 não estão infetados com o novo coronavírus. Também familiares e outros contactos diretos da funcionária foram testados e tiveram resultado negativo nos testes realizados.

Até esta sexta-feira tinham sido testados, pelo ABC, utentes e funcionários de 14 lares de idosos nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel. Entretanto, foram feitos testes também em Monchique e em Tavira.

Em São Brás de Alportel, utentes e funcionários do Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia foram testados na sexta-feira numa «jornada intensiva», com os 156 testes a ser feitos por uma equipa de seis profissionais do Algarve Biomedical Center, que se deslocaram em três ambulâncias cedidas pelos Bombeiros Voluntários locais.

Entretanto, o ABC começou esta semana «a recorrer ao chamado “pooling” das amostras. Ou seja, pela primeira vez em Portugal e à semelhança do que a Alemanha já faz, é possível juntar várias amostras na análise, sobretudo a de casos assintomáticos, amplificando a capacidade de resposta».

«Isto é particularmente eficaz nos casos negativos, já que, havendo positivos, essas análises têm de ser individualizadas», explicou o Algarve Biomedical Center.

Comentários

pub