20 jovens voluntários já estão a apoiar Juntas de Freguesia em projeto do IPDJ no Algarve

Até 20 de Maio

Nove Juntas de Freguesia algarvias, bem como 20 jovens voluntários, estão a participar no Projeto Apoio Maior | Voluntariado Jovem, promovido pela direção regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com a parceria da Delegação do Algarve da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Os jovens voluntários, salienta o IPDJ algarvio em nota de imprensa, já estão no terreno desde dia 20 de Abril, «distribuídos pelo comunidade algarvia».

O projeto está a ser desenvolvido até 20 de Maio e consiste na «integração de jovens voluntários no terreno para o apoio aos idosos, nos serviços de farmácia e aquisição de bens, articulação com as suas famílias, nas rotinas diárias das Juntas de Freguesia no âmbito da Covid-19 e outras, sempre com as devidas medidas de segurança».

O IPDJ constata que «a pandemia resultante do coronavírus provocou alterações inesperadas no funcionamento da sociedade. O Estado de Emergência e a aplicação de restrições necessárias para o combate deste vírus levaram ao isolamento de muitas comunidades desfavorecidas e vulneráveis, especialmente os idosos».

Por isso, «tendo consciência do papel fulcral das Juntas de Freguesia nestes momentos, da sua proximidade com a comunidade local e da necessidade de reforço de respostas impostas pelo contexto, o IPDJ lançou, integrado no Programa Agora Nós – “Programa de Voluntariado dirigido a jovens voluntários/as que pretendam, através da prática do voluntariado, intervir de forma ativa na comunidade”, o Projeto Apoio Maior | Voluntariado Jovem | Direção Regional do Algarve do IPDJ».

O IPDJ salienta que «acredita que os jovens podem ter um papel determinante nestas respostas, seja pelo reforço destes canais de ajuda, bem como no contributo de ideias e ampliação da sua divulgação».

Comentários

pub