Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências da GNR descontamina lar de Boliqueime

Contagem dos casos confirmados no lar de Boliqueime «ainda não está fechada»

Elementos da brigada especial da GNR, devidamente equipados, à porta do Lar de Boliqueime – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma equipa de 10 militares da Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências da Guarda Nacional Republicana está esta tarde a proceder à descontaminação do piso 2 do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, onde se confirmaram na semana passada 21 casos de Covid-19.

Segundo o Capitão Cerqueira, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, os agentes envolvidos na operação, de Lisboa e do Algarve, são especialistas na «área das matérias perigosas» e vão usar «produtos especiais» para fazer a desinfeção e descontaminação do 2º piso do lar de idosos.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, numa declaração que leu esta tarde aos jornalistas presentes no local (televisões e o Sul Informação), revelou que a descontaminação daquela zona do edifício se destina a «criar uma zona pronta para receber utentes, no futuro, e quando as autoridades competentes assim o entenderem».

Depois de, no dia 3 de Abril, terem sido detetados casos positivos naquele lar de Boliqueime, «os utentes negativos foram, no mesmo dia, transportados em segurança para um hotel», em Vilamoura, «onde continuam em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar», explicou ainda o autarca.

Todos esses utentes negativos estão «bem de saúde», acrescentou o autarca.

Quanto aos «utentes positivos e aos inconclusivos, mantiveram-se no lar, em zonas separadas», disse ainda. Desses, apenas um precisou de ser hospitalizado, enquanto «os restantes não necessitaram, até ao momento, de cuidados hospitalares».

 




 

O presidente Vítor Aleixo revelou que a decisão de proceder à descontaminação do 2º piso do lar foi tomada «em reunião com as diversas entidades responsáveis a nível local e regional – Autoridade local de Saúde, ABC – Algarve Biomedical Center, Comissão Municipal de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa».

Para garantir a segurança, «ontem, dia 8 de Abril, foi efetuada a mudança de todos os utentes do Lar para o piso 1», com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa. E hoje, entrou em ação a brigada de Intervenção e Proteção de Emergências da GNR.

À margem da leitura da sua declaração, Vítor Aleixo admitiu que «a contagem dos casos confirmados neste lar de Boliqueime ainda não está fechada». Ou seja, poderão vir a confirmar-se mais casos positivos, nomeadamente entre as pessoas que, há uma semana, tinham sido testadas como inconclusivas.

Na sua visita à zona exterior do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, o presidente da Câmara Vítor Aleixo estava acompanhado pelo secretário de Estado José Apolinário, nas suas novas funções de coordenador da execução da Declaração do Estado de Emergência no Algarve, bem como por Vaz Pinto, Comandante da Emergência e Proteção Civil no Algarve, Nuno Marques, diretor do ABC, outros autarcas, elementos da proteção civil municipal e ainda responsáveis pelas forças de segurança.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub