Utentes e funcionários de todos os lares do Algarve vão fazer testes à Covid-19

Algarve Biomedical Center (ABC) é a entidade que vai operacionalizar tudo no terreno

Os utentes e funcionários de todos os lares do Algarve vão fazer testes à Covid-19, numa iniciativa que, em princípio, «arranca já esta quarta-feira», 1 de Abril. 

O Algarve Biomedical Center (ABC), consórcio que junta a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) é a entidade que vai operacionalizar tudo no terreno, num projeto que «junta o ABC e os Ministérios da Segurança Social, o da Saúde e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior».

A explicação é dada por Nuno Marques, presidente do ABC, ao Sul Informação. «O Governo lançou-nos o desafio e nós aceitámos de imediato», disse ainda, em declarações ao nosso jornal.

«Em princípio, começamos esta quarta-feira e vamos fazer testes em todo o Algarve, tanto a utentes como a funcionários», acrescentou.

Segundo Nuno Marques, «tudo será feito pelo ABC, desde as colheitas até às análises, a serem realizadas no laboratório da UAlg, no Departamento de Medicina».

O futuro acompanhamento dos casos também será feito pelo consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

Por agora, o ABC está a «receber a informação, a par e passo, com todos os lares ainda a funcionar». Em princípio, a iniciativa vai abranger tanto lares públicos, como privados, mas essa lista «será enviada pelas Proteções Civis de cada concelho», explicou Nuno Marques ao nosso jornal.

Os lares têm sido um dos principais focos da Covid-19 nos últimos dias, a nível nacional. No Algarve, por agora, ainda não é conhecido nenhum caso com origem em nenhum lar, mas esta é uma iniciativa que quer ajudar a precaver o pior.

Comentários

pub