Turismo de Portugal e Regiões de Turismo de todo o país cancelam participação na BTL

«Não estão reunidas as condições para manter a participação na BTL 2020 na data prevista»

BTL em 2019 – foto de arquivo do Sul Informação

O Turismo de Portugal, as Secretarias Regionais de Turismo dos Açores e da Madeira, as Entidades Regionais de Turismo, nomeadamente as do Algarve e do Alentejo, bem como as Agências Regionais de Promoção Turística «entenderam não estarem reunidas as condições para participação» na Bolsa de Turismo de Lisboa, que está marcada para 11 a 15 de Março.

Em comunicado, aqueles organismos adiantam que irão trocar a presença física na BTL pelo recurso «a meios digitais para assegurar iniciativas previstas» para aquele certame turístico.

Um total de 15 entidades «entendem que, atentas as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio, seja através dos diversos eventos inicialmente programados».

Contudo, «cientes da importância» do certame e «considerando o facto de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do setor, muitos internacionais», todas estas entidades afirmam estar «a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido».

Assim, juntamente com o NEST – Centro de Inovação do Turismo, o Turismo de Portugal concretizará o programa de “Hosted Buyers” (parceria Turismo de Portugal, TAP e AIP que junta em reuniões bilaterais cerca de 200 compradores internacionais com 300 empresas nacionais) numa plataforma digital que está a ser desenvolvida em conjunto com parceiros do NEST.

Desta forma, acrescenta o Turismo de Portugal, «estarão asseguradas as condições para a concretização de reuniões previamente agendadas de compradores Internacionais com interesse específico no destino Portugal». O comunicado salienta que «esta mesma plataforma poderá também vir a permitir concretizar algumas das reuniões que não puderam ocorrer devido ao cancelamento da ITB Berlim».

Será «também em palco virtual, em plataforma específica e redes sociais, que serão apresentados alguns dos conteúdos programados» por aquele organismo, bem como pelas Secretarias Regionais e pelas Entidades Regionais do Turismo.

«Neste mesmo palco, decorrerá a programação do BTL Labs que, com a curadoria do NEST, pretende divulgar novos projetos, ajudando a estabelecer pontes entre quem desenvolve produtos e serviços inovadores para o turismo e entre quem deles necessita».

Assim, cerca de 40 startups apresentam online os seus serviços e produtos para o setor, em pitches gravados em vídeo, disponibilizando-se também outros conteúdos nesta página como sejam as apresentações programadas para aquele espaço, procurando deste modo cumprir o programa do BTL Labs.

Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do setor tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, «num momento de constrangimentos excecionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do setor que a BTL promove não sejam prejudicados, sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido».

Apesar desta situação, o Turismo de Portugal relembra que, «de acordo com a Direção-Geral da Saúde, em Portugal não existem restrições de viagens, nem no acesso aos locais de interesse turístico, comércio ou produtos pelo que o melhor destino turístico do Mundo se encontra a postos e preparado para continuar a oferecer a todos quantos nos visitam, uma experiência inesquecível».

 

Lista das entidades que cancelam a sua presença física na BTL:

– o Turismo de Portugal IP,
– a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores,
– a Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira,
– a Entidade Regional de Turismo do Algarve,
– a Entidade Regional do Turismo do Alentejo,
– a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal,
– a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa,
– a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal,
– a ATA – Associação de Turismo dos Açores,
– a APM – Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira,
– a ATA – Associação Turismo do Algarve,
– a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo,
– a ATL – Associação Turismo de Lisboa, Visitors and Convention Bureau,
– a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,
– o NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Comentários

pub