Trabalhar com crianças em casa – Parte 1

Dicas de uma “Mãe que trabalha a partir de casa com duas crianças pequenas que exigem muita atenção”

Nas próximas semanas, em vez de “Mãe preocupada com questões ambientais”, vou ser a “Mãe que trabalha a partir de casa com duas crianças pequenas que exigem muita atenção”, porque, nestes tempos de incerteza em que parece que somos todos figurantes num filme de ficção científica/terror/drama, é-nos exigida, entre tudo o resto, muita capacidade de adaptação.

Já trabalhava a partir de casa antes, portanto, muitas técnicas que vou partilhar consigo já as utilizava (com sucesso), mas o ingrediente secreto chamado “crianças” desestabilizou tudo e obrigou-me a reformular muitos aspetos desta minha dinâmica de teletrabalho.

Primeira dica: vista-se e prepare-se como se fosse para o seu escritório/local de trabalho habitual. Faça também as pausas habituais e termine o seu dia de trabalho no horário normal em que costuma finalizar o seu expediente. Nada de fazer horas extraordinárias (a não ser que seja estritamente necessário)!

Segunda dica: defina um espaço para trabalhar separado do resto da dinâmica da casa. O meu espaço de trabalho era antes uma secretária confortável na sala, com vista para a piscina do vizinho. Agora, escrevo-vos estas linhas na minha cozinha, a contemplar frascos de especiarias e um conjunto de pratos que já deviam estar na máquina de lavar louça há muito tempo…

A sala, nestes dias, virou cinema, parque infantil, pista de obstáculos, com direito a duas tendas improvisadas. Sim, porque as minhas filhas tornaram-se vizinhas – sentem necessidade de se visitarem, já que não podem visitar os amigos…

Terceira dica: crie um plano de atividades diárias, onde devem incluir o vosso tempo de trabalho e o tempo disponibilizado para a família.

Procurem envolver as crianças na definição dessa planificação. Assim, elas perceberão melhor e terão mais facilidade em respeitar o vosso tempo.

Tenham presente que a vossa produtividade será menor e que nem sempre conseguirão seguir essa vossa to do list. Mas, ao defini-la, terão alguma sensação de controlo e de progressão diária.

Deixo-vos este Kit Quarentena em família da Pumpkin, que poderão utilizar ou servir de base para a criação do vosso próprio plano.

Não se esqueçam de contemplar o tempo para realização das tarefas escolares. O Ministério da Educação já divulgou até um vídeo com 10 conselhos para os pais acompanharem as aulas dos alunos em tempo de Covid-19, que poderá ver aqui.

Quarta dica: se viverem com outra pessoa que também está em regime de teletrabalho, sugiro que cada um trabalhe num espaço diferente da casa e repartam o tempo de atenção diária às crianças.

Quinta dica: cuide da sua saúde física e mental. Trabalhar a partir de casa com crianças pode ser muito desgastante e exigente, principalmente quando temos prazos a cumprir.

Não deixe de fazer pausas. Ligue a colegas e amigos e exercite-se.

Deixo-vos agora algumas sugestões para fazerem em casa com as crianças nos “tempos livres” e também uma sugestão de leitura para si. É muito importante que, no meio de todas estas exigências familiares e profissionais, não descure o seu tempo, dentro das limitações a que o momento nos obriga.

E ler (nem que seja uma página por dia!), pode ser um ótimo escape para o seu pensamento vaguear para bem longe da triste realidade em que vivemos agora.

3 ATIVIDADES PARA FUGIR AOS ecrãs

1ª Encenar uma história
Trazer o teatro para casa é uma atividade superdivertida para miúdos e graúdos.
Podemos dramatizar a história, fazer fantoches ou sombras chinesas… Escolham a história, decidam as personagens, construam o cenário e as personagens (caso se aplique) e divirtam-se.

2ª Corrida de obstáculos
E porque as crianças também precisam de gastar e energia, de estimular e desenvolver a motricidade global e agora não o podem fazer lá fora… podemos criar uma corrida de obstáculos dentro de casa.
Decidam o percurso e os diferentes obstáculos. Poderão subir e descer escadas; passar por baixo da cama ou das cadeiras; subir e descer o sofá; correr à volta da mesa; saltar da cadeira…
Os mais crescidos podem deixar um pouco o medo e o receio de lado e deixar as crianças se desafiarem em termos físicos, sempre com o acompanhamento e supervisão dos adultos.
Esta atividade poderá ser também realizada em conjunto, pais e filhos a divertir-se e a explorar a sua motricidade global.

3ª Festa temática
E porque não fazer uma festa temática?! Uma festa japonesa, havaiana, de príncipes e princesas…
Todos os temas são válidos para momentos divertidos, diferentes e especiais em família.
Decidam o tema, escolham a música e deem asas à imaginação quer na indumentária quer nos acessórios.

SUGESTÃO LITERÁRIA PARA SI
Requiem para um Navegador Solitário, de Luís Cardoso, Dom Quixote
Prescrição Literária: para viajar até Timor e a momentos passados da nossa história, tendo como cenário, a realidade da Segunda Guerra Mundial vivida naquela ilha e a vida e escolhas de Catarina, uma menina mulher, em busca do seu príncipe encantado.
Para a semana, regressarei com mais dicas para que, estando em casa, esteja o melhor possível, consigo e com a sua família.
Até lá. Fique bem. Fique seguro(a).

 

 

Nota: As “Atividades para fugir aos ecrãs” são sugeridas por Liliana Marques, a MãEducadora, mãe de uma menina de 4 anos e educadora de infância no ativo há 15 anos.

Comentários

pub