Silves e Lagoa implementam Plano de Contingência, Loulé cancela mais atividades

Medidas devido ao Covid-19

As Câmaras de Silves e Lagoa já implementaram um Plano de Contingência para fazer face ao surto de Covid-19. Loulé, que também já tem um documento idêntico, suspendeu o atendimento ao público e decidiu cancelar atividades, como o Mercadinho da Primavera e um Baile Sénior.

Segundo a Câmara de Silves, no plano «estão orientações e recomendações dirigidas aos seus funcionários, nomeadamente no que respeita à preparação de um possível quadro de contágio no Município, identificação das áreas de isolamento internas, procedimentos internos a adotar em situação de caso suspeito e procedimentos inerentes à vigilância e à confirmação de infeção».

O documento reforça, ainda, a informação sobre a adoção de procedimentos básicos, na lavagem das mãos com água e sabão e, em alternativa a utilização de uma solução à base de álcool; assim como metodologias de lavagem e secagem; como medidas preventivas.

Em Lagoa, a situação é parecida. O plano «pretende antecipar e gerir o impacto de uma situação à propagação da infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) neste concelho algarvio».

O referido Plano de Contingência contempla três fases: a primeira é a fase de monitorização e corresponde ao tempo antes da onda epidémica. A segunda é a fase de alerta e é relativa o período da onda epidémica. A terceira fase é a de recuperação e deverá ser ativada após a onda epidémica.

O Município de Lagoa acionou, esta segunda-feira, 9 de Março, o nível 1 correspondente à primeira fase do Plano.

«Neste momento não há registo de casos suspeitos de infeção por COVID-19 no Município de Lagoa, e estão a ser desenvolvidas ações de monitorização conjuntamente com as demais entidades responsáveis», esclarece a autarquia.

A Câmara de Loulé, por sua vez, decidiu que até 16 de Março (inclusive) os espaços de atendimento ao público, as infraestruturas e equipamentos desportivos e culturais serão encerrados e a sua programação ficará suspensa.

No entanto, os trabalhadores continuarão a desenvolver a sua atividade interna.

O mesmo acontece com eventos de outras áreas como o Baile Sénior que iria decorrer no Salão de Festas a 21 de Março, o Mercadinho de Loulé, na Zona Histórica, este sábado, dia 14, ou a formação apícola no Centro Ambiental, também no sábado.

A reunião camarária agendada para o dia 18 de Março, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho irá realizar-se à porta fechada.

O atendimento presencial de técnicos com marcação, como são os casos de arquitetos, engenheiros, psicólogos ou assistentes sociais fica agora cancelado, realizando-se via Skype ou por telefone, sempre que possível.

Por outro lado, os transportes para visitas escolares fora do concelho ficam cancelados, tal como a cedência de espaços como o Salão de Festas para utilização de entidades terceiras.

As provas escritas e entrevistas de seleção de todos os procedimentos concursais de pessoal ficam também adiadas.
Entretanto a Câmara Municipal de Loulé também já tinha aprovado a suspensão dos programas “Férias para Todos” e “Férias para Todos XL”, duas ações que estavam previstas acontecer de 30 de Março a 3 de Abril, envolvendo cerca de 800 participantes.

A Câmara de Vila Real de Santo António também já veio a público dar conta de que cancelou algumas das atividades previstas no âmbito das comemorações do 32º aniversário da elevação de VRSA a cidade, nomeadamente a sessão solene e as restantes atividades dirigidas às crianças.

«Esta decisão advém da preocupação do Município, seguindo as orientações da delegada de Saúde, em garantir as melhores condições de segurança, evitando, tanto quanto possível, a propagação do vírus em causa», justifica.

Assim, o Município de Vila Real de Santo António irá apenas manter as comemorações na Praça Marquês de Pombal, no dia 11 de Março, às 15h00, somente com a participação das turmas de VRSA integradas no projeto «À Descoberta das 4 cidades».

A medida também surge tendo em «consideração as diretrizes de alguns agrupamentos de escolas envolvidos neste projeto, no sentido de cancelarem quaisquer visitas fora da área de residência».

Comentários

pub