Nelson Conceição nomeado para 2 categorias de prémio nos Estados Unidos

Cerimónia de entrega de prémios será no dia 25 de Abril em New Bedford, nos EUA

Nelson Conceição acaba de ser nomeado para os International Portuguese Music Awards em duas categorias, «Best Instrumental Performance», com o tema “Mister Machado”, dedicado ao professor Joaquim Machado, e «Best Traditional Performance», com “Charolesca”, que homenageia a festa das charolas em Bordeira. Os dois temas integram o CD “Descobrindo-me” lançado no ano passado no Cine-Teatro Louletano.

A cerimónia de entrega de prémios será no dia 25 de Abril no Teatro Zeiterion, em New Bedford, Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Contará com a apresentação da atriz Daniela Ruah e com atuação dos artistas Aurea, Dino d`Santiago, GNR, Miguel Gameiro, entre outros.

O álbum “Descobrindo-me” tem diferentes influências, sendo sobretudo constituído por temas originais elaborados ao longo dos últimos anos e até premiados internacionalmente, como foi o tema “A moça que gostava da Amália” que venceu o prémio Italia Award para melhor composição moderna 2011.

Oriundo de Bordeira (Faro), uma localidade pródiga em grandes acordeonistas, este disco traduz as inspirações e vivências musicais de Nelson Conceição desde a sua infância até ao presente com uma diversidade de géneros musicais que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos, explorando relações entre fado, tango, corridinho e a música erudita, ou ainda o jazz manouche/gipsy.

Aliado a algum virtuosismo e improviso, este trabalho traz sobretudo uma reflexão emocional e profunda sobre factos e momentos que atearam a criação musical de temas com muito significado como “O último Adeus”, dedicado à sua avó materna, ou “Histórias de um criador”, em homenagem a João Barra Bexiga, entre outros.

O disco contou com a participação de Cláudio Sousa (guitarra clássica), Cristina Paulo (voz), Ivo Martins (bateria), João Pedro Cunha (violino), Luís Henrique (contrabaixo/baixo), Paulo Machado (baixo), Ricardo Martins (guitarra portuguesa).

Além da parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a edição de “Descobrindo-me” contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio e Beltuna Portugal.

Comentários

pub