Museu de Portimão mostra Melhor Cidade do Desporto de 2019 e 25 anos de Teatro da Caverna

Exposições inauguram no dia 14

Uma exposição fotográfica sobre Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED) e uma mostra que retrata os 25 anos d’O Teatro A Caverna, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, vão estar patentes a partir do dia 14 no Museu de Portimão.

No primeiro caso, a exposição mostra como foi o evento que acabou por receber a distinção de Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2019, no âmbito da qual se realizaram mais de 700 iniciativas desportivas, que envolveram cerca de 550 mil pessoas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros.

A seleção de imagens, que traça um retrato diversificado da CED 2019, conjuga as perspetivas dos fotógrafos Filipe da Palma (Câmara Municipal de Portimão) e Miguel Veterano (Kore), com as imagens captadas pelos jovens André Guerreiro, Jéssica Coelho, Ana Kovdiei, Verónica Santos, Beatriz Cardoso, Jack Palmer e Ângelo Zambujo, alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes.

«Nas fotografias reunidas, perpassam o movimento, o esforço, a superação, a inclusão, o espírito de união e o desejo de conquista de atletas que deram o máximo de si, tendo sempre presente o apoio das multidões», descreveu a Câmara de Portimão.

 

 

No que toca à exposição sobre O Teatro A Caverna, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, visa mostrar o percurso deste grupo, fundado no ano letivo de 1993/94 e que ao longo dos últimos 25 anos apresentou mais de 20 espetáculos.

É esta atividade artística que estará representada na mostra, «através de fotografias, apontamentos de cenários, adereços, guarda-roupa e cartazes», que vão conduzir o visitante «pelos meandros do que foi o percurso do grupo, em prol da educação pela arte».

Ambas as exposições são inauguradas no dia 14 de Março, um sábado, às 17h00.

Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e do Grupo de Teatro da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – O Teatro A Caverna.

As mostra podem ser visitadas até 3 de Maio, às terça-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Comentários

pub