Morreu o 1º doente contaminado por Covid-19 em Portugal

«Teremos nos próximos dias mais mortes por causa desta doença», admitiu a diretora-geral de Saúde

Morreu o primeiro doente contaminado com Covid-19 em Portugal, acaba de anunciar a ministra da Saúde. Trata-se de um homem 80 anos, «com várias co-morbilidades associadas», que «estava internado desde há vários dias» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Depois de transmitir as condolências à família do doente falecido, a ministra Marta Temido agradeceu «à equipa do Centro Hospitalar Lisboa Norte, nomeadamente do Hospital de Santa Maria» todo o trabalho que tem feito.

Entretanto, há 18 pessoas internadas nos Cuidados Intensivos, disse a diretora-geral de Saúde. «Teremos nos próximos dias mais mortes por causa desta doença», admitiu.

»É um momento pesado», «um momento de disciplina», acrescentou Marta Temido. «A nossa vida em sociedade passa a ser diferente».

A ministra admite que «há um risco da nossa sociedade se desestruturar». No entanto, avisou, «não podemos interromper a nossa vida social, não podemos ficar sem pão, sem recolhas de resíduos», sublinhando que é preciso fazer adaptações ao momento atual.

«A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós», frisou a ministra.

Questionada com a nova indicação da Organização Mundial de Saúde de testar o mais possível as populações, Marta Temido garantiu que «estamos a adaptar as nossa práticas».

«Estamos a garantir que temos testes para poder testar sempre que há suspeitas», salientou, acrescentando que «também no equipamento de proteção individual temos de ser criteriosos».

Comentários

pub