Monchique entrega alimentos em casa e reforça apoio social durante a crise pandémica

Também alimentação para animais pode ser entregue em casa

Monchique está a apostar em iniciativas de apoio social para ajudar a população durante a pandemia de Covid-19. Entrega ao domicílio de medicamentos e bens alimentares, ou a oferta de cabazes de bens alimentares a famílias carenciadas são algumas das medidas implementadas pelo Município.

A Câmara Municipal de Monchique criou «um serviço de entrega de medicamentos e de bens alimentares, em estreita articulação com as farmácias e supermercados de referência para a população», o que «permite assegurar, em segurança, as necessidades básicas da comunidade».

A alimentação para animais não foi esquecida e também pode ser entregue em casa.

Para beneficiar deste apoio, deve ser contactar a Câmara de Monchique através dos telefones 282910200 e 96518833 ou do e-mail [email protected].

Segundo a autarquia, «o programa “Idoso Seguro” surge também nessa prespectiva. A partir de uma colaboração entre o Município de Monchique e a Guarda Nacional Republicana, que identifica idosos residentes no concelho sem retaguarda familiar e isolados geograficamente, permite efetuar entregas de cabazes alimentares».

O momento da entrega «surge também como uma oportunidade para sensibilizar e alertar os munícipes para a importância do isolamento social e das boas práticas para evitar o contágio por Covid-19», acrescenta a Câmara Municipal.

Também as crianças referenciadas pelo Agrupamento de Escolas de Monchique como pertencentes a famílias economicamente carenciadas, estão a beneficiar de um cabaz semanal de bens alimentares, que é um «suporte também para todo o agregado familiar».

Além destes cabazes, «também têm sido entregues outros, a famílias em situação de grave carência económica, devidamente referenciados pelas Juntas de Freguesia do concelho, Serviço Local de Ação Social e Unidade de Cuidados Continuados – UCC Mons Cicus».

A autarquia realça ainda «o trabalho de proximidade com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social com vista a referenciar e ajudar também os Trabalhadores e os Utentes das valências de Lares, Apoio Domiciliário e Centro de Dia».

A Câmara Municipal de Monchique garante que «vai continuar a trabalhar tendo presente a qualidade de vida de todos, sendo este momento de novos desafios para os quais se solicita a colaboração de todos, não somente no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, mas também na sinalização daqueles que possam estar mais vulneráveis e a carecer de algum tipo de acompanhamento/apoio por parte do Município».

Comentários

pub