Ministério da Cultura abre candidaturas para linha de apoio de 1 milhão de euros

A linha é financiada através do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura

Teatro Lethes – Foto de arquivo

As candidaturas à nova Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes, que tem uma dotação total de 1 milhão de euros, estão abertas até ao próximo dia 6 de Abril. 

Esta é uma iniciativa «integrada no quadro de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica Covid-19», explica o Ministério.

A «linha é financiada através do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura e destina-se a apoiar entidades artísticas e artistas nas áreas das artes performativas, artes visuais e de cruzamento disciplinar».

Os apoios financeiros a conceder destinam-se a projetos na área da criação que tenham objetivos e interesse cultural, podendo incluir apenas o período de conceção e desenvolvimento, sendo a apresentação facultativa ou projetada para o futuro.

Podem candidatar-se entidades artísticas e artistas que estiveram nos últimos seis meses a trabalhar nas áreas dos projetos com que se candidatam e que tenham verificado uma paragem total ou parcial das suas atividades devido à Covid-19.

«A primeira prioridade deste apoio serão todos aqueles que não tenham, à data, qualquer apoio de outras entidades, públicas ou privadas – sem prejuízo de poderem vir a ser apoiadas outras, cujos apoios sejam manifestamente insuficientes neste período excecional que vivemos», diz o Ministério.

Cada projeto poderá ser apoiado com montantes até 20 mil euros, no caso de entidades artísticas, e até 2.500 euros, no caso de artistas. Cada entidade ou artista pode candidatar-se apenas com um projeto, não ficando impedidos de concorrer ao Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes, cujos concursos serão lançados até ao final deste semestre.

As propostas à linha de emergência devem ser enviadas por e-mail ([email protected]). O formulário está disponível aqui.

Comentários

pub