DRAP e associações unem-se para alargar Rede de Produtores Locais do Algarve

Objetivo é aproximar os produtores do Algarve ao consumidor final

A Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve juntou-se às Associações de Desenvolvimento Local da região para «alargar e potenciar ao máximo» a Rede de Produtores Locais algarvia que foi criada no âmbito do projeto “O Prato Certo” da In Loco.

A DRAP uniu esforços com a In Loco, mas também com as associações Vicentina, Terras do Baixo Guadiana, para tornar ainda mais abrangente esta rede de contactos de produtores locais.

Numa altura em que a epidemia de Covid-19 e a declaração do estado de emergência obrigaram à alteração de hábitos dos consumidores e à limitação profunda ou mesmo a suspensão de mercados e feiras, bem como de diversos negócios, esta ideia surgiu para «encurtar a distância entre a oferta e a procura, apostar nos circuitos curtos de comercialização, pondo em contato direto quem produz (dos hortofrutícolas frescos e dos produtos da pesca e aquicultura, passando pelos transformados, entre outros) e quem consome».

Desta forma, se quiser saber onde existe um produtor local algarvio perto de si, siga este link. Já a informação sobre a rede de fornecimento de cabazes de géneros alimentícios pode ser consultada aqui. Os produtores que ainda não estiverem inscritos, podem fazê-lo online.

Segundo a DRAP do Algarve, pretende-se, com este iniciativa «garantir a sobrevivência deste tecido empresarial de cariz mais familiar, com menor dimensão e capacidade de resiliência face à adversidade, mas simultaneamente tão importante para a ocupação e estruturação da base económica dos territórios», ao mesmo tempo que se disponibiliza aos consumidores «um modo mais seguro e socio-ambientalmente mais responsável para fazer as suas compras».

«Lançámos também o repto aos municípios e às juntas de freguesia do Algarve para se juntarem a nós nesta meritória iniciativa, não só identificando e incentivando produtores locais dos seus territórios que possam aderir, mas também divulgando e sinalizando a relevância de ser usada esta plataforma em rede para a realização de compras», concluiu a direção regional.

Comentários

pub