Curta-metragem algarvia documenta dia-a-dia durante crise da Covid-19

19 vai ter estreia online

Chama-se “19” e é uma curta-metragem experimental, made in Algarve, que vai estrear, exclusivamente online, no dia 30 de Março, às 22h00. O filme, da autoria de Hernâni Duarte Maria, mostra um pouco da sua vida, durante a crise pandémica.

«Estou em casa faz duas semanas e a minha esposa é enfermeira. Como é óbvio, tenho feito tudo e mais alguma coisa aqui em casa, com todos os cuidados. Estou também, por isso, mais atento ao que se passa online e tenho falado com muitas pessoas sobre isto que está a acontecer», conta o realizador e fundador da Paradoxon Produções, ao Sul Informação.

Uma das pessoas com quem falou foi Pedro Glória, do projeto Sonda, de Lagos, que «tem feito uns vídeos em direto no Facebook. Num deles, disse-lhe que aquela música era boa para um filme. Ele lançou-me o desafio e eu aceitei».

 

Hernâni Duarte Maria

 

Então começou a rodagem do filme que foi feita «em dois dias, no interior de casa e no exterior, durante as saídas rápidas ao supermercado e aqui na vizinhança. No filme, retrato o que tenho visto ao meu redor de forma simples. Tudo é objeto que pode ser filmado e foi isso que fiz. Tudo o que aparece no filme estava lá. Nada foi manipulado».

Hernâni Duarte Maria assume que se pode dizer que este é um filme «documental, mas prefiro experimental, uma vez que é esse o registo».

“19” foi rodado «com um telemóvel iPhone X, tem música do projeto Sonda, de Pedro Glória, e tudo o resto é de minha autoria. É um filme experimental de 6 minutos», resume Hernâni Duarte Maria.

Os pormenores da estreia estão a ser ultimados. «Se for possível, iremos fazer um direto no Facebook para apresentar o filme», conclui o realizador.

De qualquer forma, a estreia de “19” tem dia e hora marcada: 30 de Março, às 22h00, num computador ou smartphone perto de si.

 

Ficha técnica
19 – Curta-metragem experimental
Música
Sonda / Pedro Glória
Montagem
Hernâni Duarte Maria
Realização, fotografia , filmagem e conceção
Hernâni Duarte Maria

(c) Paradoxon Produções 2020 todos os direitos reservados

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub