Crianças de Portimão aprendem empreendedorismo na escola

Projeto StartIUPI chegará a 314 alunos do 4º ano

Alunos do 4º ano de escolas de Portimão vão desenvolver competências empreendedoras ao longo do atual ano letivo, no âmbito do projeto StartIUPI, que chegará a 314 alunos de sete escolas do concelho.

«Esta metodologia, dinamizada pelos Territórios Criativos, visa fazer chegar o empreendedorismo às escolas, envolvendo todos os intervenientes de forma divertida e pedagógica, dando continuidade aos objetivos da Startup Portimão, incubadora de negócios do Município que atua enquanto interlocutora com a comunidade empreendedora local», segundo a Câmara de Portimão.

Com esta metodologia de educação não formal, «as crianças aprendem a identificar oportunidades, a ter autoconfiança, a saber ouvir, a fazer apresentações, a organizar e a planear, ganhando igualmente responsabilidade e trabalho de equipa, ao mesmo tempo que poderão experimentar o ciclo de criação de valor (produto, preço, promoção e praça)».

Ao todo, estão envolvidas neste projeto 14 turmas do 4º ano, das escolas EB Alvor (duas turmas), EB Montes de Alvor (uma), EB José Sobral (uma), EB Chão das Donas (duas), EB Pedra Mourinha (quatro), EB Vendas (uma) e EB Coca Maravilhas (três).

Estão previstas 42 sessões, três por escola, a decorrer entre Fevereiro e Junho.

 

 

Na primeira sessão, os alunos vão participar em atividades e jogos que lhes permitem «descobrir o que é o empreendedorismo e como podem ter um espírito empreendedor, bem como o desenvolvimento de competências empreendedoras».

No segundo dia, «os participantes começam a experimentar o ciclo de criação de valor, tendo a oportunidade de desenvolverem os seus próprios projetos e criando “algo que ainda não existe”». A sessão final, «possibilitará às crianças finalizarem a criação dos seus projetos, trabalhando a promoção dos respetivos produtos e preparando todos os materiais necessários para a venda na praça».

Os trabalhos que forem desenvolvidos durante as sessões vão ser expostos entre os dias 15 e 19 de Junho em local ainda a anunciar.

Entretanto, Portimão está a promover mais uma edição do Março Jovem, no âmbito do qual decorrerá, entre os dias 9 e 11, o evento “Associativismo & Empreendedorismo Juvenil”.

No âmbito desta iniciativa, serão criadas «dinâmicas de grupo e momentos de reflexão sobre o tema, com a realização de vários workshops na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão e nas Escolas Secundárias da Bemposta, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo como público-alvo as turmas dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade».

«O objetivo é conduzir os jovens na criação e estruturação das suas ideias e, numa segunda fase, proporcionar ferramentas que permitam a partilha e defesa dessas mesmas ideias numa sessão final, agendada para 19 de Março entre as 14h30 e as 17h00, no auditório da Escola Secundária da Bemposta», concluiu a Câmara de Portimão.

 

 

Fotos: Câmara de Portimão

Comentários

pub