Covid-19: Hora do Planeta assinala-se hoje em formato digital (mas não só)

Municípios do Algarve e do Baixo Alentejo vão assinalar a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, marcada para hoje, às 20h30, vai ser assinalada este ano no formato digital, após o cancelamento de inúmeras iniciativas à escala global devido à situação provocada pela pandemia da Covid-19. Ainda assim, vários municípios do Algarve e Baixo Alentejo, que aderiram à Hora do Planeta, vão apagar as luzes de edifícios públicos e monumentos.

«À luz dos últimos desenvolvimentos, a equipa de organização da Hora do Planeta cancelou todos os eventos físicos, e recomenda que todos os indivíduos fiquem e em casa e participem da Hora do Planeta digital», lê-se no ‘site’ português do Movimento Hora do Planeta.

O apelo da Hora do Planeta é que no dia 28 de Março, sábado, todos desliguem ou reduzam as luzes, entre as 20h30 e as 21h30, e usem estes 60 minutos para envolver as suas comunidades ‘online’.

O movimento aponta para as «circunstâncias excecionais» provocadas pelo novo coronavírus e pede para que todos participem «em segurança», a partir de casa.

«Estamos profundamente tristes com a perda de vidas com o surto de covid-19 e os nossos pensamentos estão com as famílias que perderam entes queridos ou que estão doentes. Nesta hora de crise, temos de nos unir mais do que nunca para salvaguardar o nosso futuro e o futuro do nosso planeta. É um momento de solidariedade e é por isso que a Hora do Planeta vai ser marcada por eventos digitais em todo o mundo», disse Marco Lambertini, diretor geral da World Wide Fund For Nature (WWF).

Em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP) cancelou o evento presencial que iria organizar em Gaia, convertendo-o num momento digital. Assim, Portugal participará na Hora do Planeta 2020 convidando os seus embaixadores Mónica e Rubim, Chef Fábio, Miguel Martins (aka EDIS ONE), entre outros, a participar numa hora com partilha de receitas, músicas, receitas ao vivo e experiências sustentáveis, numa transmissão em direto a partir das 20h00 na página na rede social Facebook da associação, a partir das suas casas.

Apesar das condicionantes da edição deste ano, a diretora executiva da ANP|WWF, Ângela Morgado, sublinha a importância de manter ativa a luta ambientalista que o movimento corporiza.

«A natureza é a tábua de salvação para 7,6 mil milhões de pessoas. Atualmente, estamos a destruir os sistemas naturais em que confiamos para garantir a nossa saúde e bem-estar mais rápido do que eles se conseguem restabelecer, comprometendo a nossa própria sobrevivência e existência. Por isso, a Hora do Planeta 2020 oferece uma oportunidade fundamental de unir milhões de pessoas e levantar a sua voz para garantir um compromisso internacional de parar e reverter a perda da natureza», reforçou.

Tendo começado como um evento simbólico de luzes apagadas, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e tornou-se um verdadeiro movimento de massas. Sempre que seja seguro fazê-lo, a iniciativa mantém o seu pedido para que monumentos e edifícios por todo o país apaguem as suas luzes durante uma hora, a partir das 20h30.

Em Portugal são mais de 100 os municípios aderentes. No distrito de Beja, há três municípios aderentes e, no Algarve, há cinco.

No Baixo Alentejo, Alvito vai desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, da Igreja Matriz e da Igreja da Misericórdia. Odemira vai apagar o edifício dos Paços do Município, o Edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, o Moinho de Vento, a Praça Sousa Prado e a iluminação cénica da ponte rodoviária e da ponte pedonal sobre o Rio Mira. Será também desligada a iluminação no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

Já Serpa vai desligar as luzes no edifício dos Paços do Concelho e a iluminação cénica da muralha.

No Algarve, Faro vai apagar a iluminação do Largo da Sé, do Jardim Manuel Bivar, do Arco da Vila, do Edifício do SEF (Antigo Governo Civil) e dos Paços do concelho.

Loulé, por seu lado, além dos Paços do Concelho, as luzes vão estar apagadas no edifício Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), no monumento ao Engº Duarte Pacheco, no Mercado Municipal, no Cineteatro Louletano, na muralha do Castelo, no edifício sede da Junta de Freguesia de São Sebastião e no edifício sede da Junta de Freguesia de São Clemente.

Em Portimão, o edifício dos Paços do Concelho também vai estar apagado durante a Hora do Planeta, tal como o Museu Municipal de Portimão, o TEMPO, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Pavilhão Gimnodesportivo, o Mercado Municipal e a Avenida S. João de Deus.

O Castelo de Silves também vai estar às escuras durante uma hora, tal como a Câmara de Silves.

Em Tavira, as luzes vão ser desligadas no Palácio da Galeria e, por fim, em Vila do Bispo, além da Câmara Municipal, o Centro Cultural ficará apagado durante a Hora do Planeta.

Comentários

pub