Covid-19: Grande preocupação atual é «testar, isolar, proteger e tratar»

Conferência de imprensa diária do secretário de Estado da Saúde

A grande preocupação do Ministério da Saúde é «testar, isolar, proteger e tratar», sempre de acordo com a DGS, acaba de dizer o secretário de Estado da Saúde, na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia do novo coronavírus.

António Lacerda Sales anunciou que a reserva nacional recebeu na passada semana 66 mil testes, 5,2 milhões de máscaras, 1,2 milhões de respiradores FFP2, batas, cobre-botas e fatos. «Para esta semana, prevemos continuar a receber material. Hoje mesmo deverão chegar 700 mil respiradores FFP2, 200 mil testes. Nos próximos dias, chegarão cerca de 100 toneladas de EPI [equipamentos de proteção individual].».

O governante lembrou que «há duas semanas fecharam as escolas e há duas semanas que as famílias estão nas suas casas a fazer a sua parte nesta luta contra a pandemia». «Temos todos de continuar este trabalho porque este vírus não dá tréguas», salientou.

António Lacerda Sales agradeceu aos portugueses, que têm sido «exemplares» no comportamento cívico, avisando os que «ainda hesitam em seguir esta conduta, tentados por uma manhã de sol ou por uma falsa ideia de invencibilidade»: «ficar em casa é salvar vidas».

Segundo o secretário de Estado, houve um «aumento expressivo no número de testes», assim como tem «aumentado gradualmente» a «capacidade laboratorial», desde o início da epidemia.

«Até ao dia 25, foram feitas, no setor público e privado, 36.677 análises, o que é um significativo aumento destes números». «No dia 25 de Março, foram processadas mais de 5.100 amostras». «Estes resultados só são possíveis graças ao incansável trabalho dos laboratórios da rede pública, mas também da rede privada», disse.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub