Covid-19: Algarve com 14 casos confirmados, 448 em todo o país

Dados do Boletim Epidemiológico da Direção-Geral de Saúde para o dia de hoje, 17 de Março

O Algarve tem 14 casos confirmados de Covid-19, mais um caso oficial do que ontem, e há 448 infetados em todo o país. O Alentejo continua a não registar nenhum infetado já confirmado, mas a Madeira já tem 1 caso, embora não conste do boletim da Direção-Geral da Saúde que acaba de ser divulgado, pelo menos no que diz respeito aos números referentes àquela Região Autónoma.

O caso madeirense foi anunciado há pouco pelo presidente do Governo Regional da Madeira. Trata-se de uma turista holandesa, tendo o hotel onde estava hospedado ficado já em isolamento.

Presume-se, da análise do boletim da DGS, que este novo caso seja um dos «6 estrangeiros» referidos nesse documento divulgado há pouco. De qualquer modo, apesar de divulgado esta manhã, este boletim refere-se aos dados atualizados até às 24h00 de ontem, dia 16.

De qualquer modo, em conferência de imprensa que começou ao meio dia de hoje, a diretora-geral de Saúde não confirmou este caso.  Graça Freitas disse que, no boletim, só estão os casos «completamente confirmados». A turista holandesa que deu positivo na Madeira ainda aguarda contra-análise, depois de um primeiro teste positivo.

A nível nacional, e em relação a ontem, registam-se 117 novos casos confirmados. No Algarve há mais um caso confirmado.

323 pessoas aguardam resultados das análises laboratoriais, que ontem indicaram haver 3259 casos não confirmados. Em contacto de vigilância das autoridades de saúde, há 6852 pessoas em todo o país.

O Norte volta a ser a região com mais casos de infeção confirmados, com 196, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 180, Centro, com 51 e o Algarve, com 14. Nos Açores, há 1 caso. No Alentejo, continua a não haver a confirmação de doentes infetados com o novo coronavírus.

Como se sabe desde ontem, há também o registo de uma primeira vítima mortal, um homem de 81 anos, com outra doenças prévias, que morreu ontem no Hospital de Santa Maria. Em sentido contrário, há três pessoas recuperadas.

Neste momento, há já 19 cadeias ativas de transmissão, em todo o país.

Ainda de acordo com o boletim da DGS, a maioria dos casos foram importados de Espanha (18), Itália (17), França (13) e Suíça (8). Há ainda países como Alemanha e Áustria, Andorra, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido, com 1 caso importado cada um.

 

 

Atualizado às 12h32, acrescentando declarações da diretora-geral de Saúde

 

 

Comentários

pub