Comissão lança equipa de peritos científicos para reforçar coordenação e resposta médica da UE

O painel prestará aconselhamento à Comissão

A Comissão Europeia lançou um painel consultivo sobre o COVID-19, composto por epidemiologistas e virologistas de diferentes Estados-Membros, a fim de formular orientações da UE sobre medidas de gestão dos riscos coordenadas e com base científica.

Este painel, criado na sequência de um mandato dos Estados-Membros da UE, será presidido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e copresidido por Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos.

O painel prestará aconselhamento à Comissão sobre os seguintes aspetos: formulação de medidas de resposta dirigidas a todos os Estados-Membros, em consonância com as diferentes fases da epidemia no conjunto da UE e tendo em conta o contexto específico de cada Estado-Membro, bem como identificação e mitigação de lacunas, incoerências ou insuficiências significativas nas medidas tomadas ou a tomar para conter e gerir a propagação do COVID-19, incluindo na gestão clínica e nos tratamentos, e ultrapassar o impacto da doença.

O aconselhamento terá ainda a ver com a definição de prioridades em matéria de cuidados de saúde, proteção civil e outros recursos, bem como medidas de apoio a organizar ou coordenar a nível da UE, assim como, subsequentemente, recomendação de medidas políticas para fazer face e atenuar as consequências a longo prazo do COVID-19.

O painel é composto por sete membros provenientes de seis Estados-Membros, que atuarão a título pessoal e de forma independente. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, a Agência Europeia de Medicamentos e o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência participarão como observadores.

Os membros do painel vão deliberar pelo menos duas vezes por semana — se não mais — por vídeoconferência, com base em questões apresentadas pela Comissão ou por sua própria iniciativa.

A primeira reunião oficial do painel terá lugar amanhã, quarta-feira, 18 de Março. A Comissão publicará a ordem de trabalhos e os documentos do grupo em linha na página do painel, a fim de assegurar a transparência e a coordenação das comunicações em torno da resposta da UE para combater a propagação da epidemia.

Comentários

pub