Algarve Biomedial Center coopera com Saúde para reforçar linha SNS24

Mais 125 enfermeiros entram ao serviço da linha SNS24, que passa a ser gratuita

O Algarve Biomedial Center (ABC) vai cooperar, a partir deste fim de semana, com o Ministério da Saúde para reforçar a linha SNS24, acaba de anunciar, em conferência de imprensa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

«Em parceria com o Centro ABC vai ser criado um novo call center, com mais de 100 enfermeiros, para entrar em funcionamento este fim de semana», anunciou Jamila Madeira.

O ABC é um Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica, que resulta de um consórcio entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve, criado em 2016.

A secretária de Estado anunciou ainda que depois da «necessária formação», «mais 125 enfermeiros» entrarão ao serviço da linha SNS24, que tem estado a ser melhorada.

Assim, «durante esta semana foi criado um algoritmo», que «permitiu agilizar o sistema de resposta», passando de «200 chamadas em simultâneo, para 500 chamadas em simultâneo, e hoje para 1200 chamadas em simultâneo. Estamos a trabalhar para chegar às 2000 chamadas simultâneas».

Outra boa notícia revelada pela secretária de Estado Jamila Madeira é que, depois de acordo com todas as operadores, as chamadas para a linha SNS24 passam a ser «gratuitas» enquanto durar esta situação da pandemia de Covid-19.

Além disso, «em articulação com o Ministério das Finanças», as entidades foram reforçadas com os meios financeiros para aquisições que sejam necessárias, para fazer face à pandemia.

Por outro lado, anunciou Jamila Madeira, há mais material desinfetante e de proteção individual comprado e a ser entregue aos profissionais e instituições de saúde.

A terminar, a governante acrescentou que, em conjunto com as Ordens dos Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Psicólogos, estão a ser estudadas «soluções para melhorar a capacidade de resposta» do SNS24 e «aliviar a procura».

Por seu turno, a diretora geral de Saúde, presente na mesma conferência de imprensa, voltou a reforçar a necessidade de as pessoas cumprirem com as recomendações: «agora pede-se a todos os portugueses que façam durante um período limitado uma alteração da sua rotina, do seu dia a dia, no sentido de minimizarem o contacto com outras pessoas». «As pessoas não devem sair do agregado escola para ir para um agregado alternativo», disse.

Anunciando que há mais uma pessoa curada em Portugal, das que estavam internadas, Graça Freitas revelou igualmente que «há um fator muito importante que já está a ser posto em prática. Muita vezes, a convalescença destes doentes é muito longa. Já se sabe isso, é uma coisa que distingue esta de outras doenças infeciosas. Essa convalescença pode ser feita, em parte, no domicílio, com acompanhamento clínico».

«Há um grupo de pessoas que está a trabalhar para, nas próximas horas, ver qual é o melhor modelo para tratar pessoas em regime de internamento», acrescentou.

 

Comentários

pub