Câmara de Portimão já entregou os primeiros quatro ventiladores ao Hospital

Na próxima semana deverão chegar mais oito

Um dos ventiladores entregues pela Câmara ao Hospital de Portimão

Os primeiros quatro ventiladores adquiridos pela Câmara Municipal de Portimão foram entregues esta quinta-feira, dia 19 de Março, à direção do Hospital de Portimão.

Estes são os primeiros quatro «de um total de 24, destinados a dotar a unidade hospitalar de uma capacidade diferenciada para enfrentar a evolução desfavorável da pandemia do Coronavírus – Covid 19 na região do Algarve, em particular neste concelho», explica a autarquia.

«Por serem de tipologia mais simples, foi possível captar de imediato no mercado estes primeiros ventiladores, de forma a assegurar desde logo um reforço de equipamentos naquela unidade hospitalar, quer no serviço de urgência, quer na unidade de cuidados intensivos, libertando os existentes para as situações mais graves», acrescenta a Câmara de Portimão.

A propagação global do Coronavírus levou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde a declarar, no passado dia 30 de Janeiro, a doença como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, sendo de destacar, em harmonia com o Plano de Preparação e Resposta à Doença por Covid-19, a necessidade de ser providenciado tratamento e apoio a um elevado número de pessoas, enquanto se mantêm os cuidados de saúde essenciais, visando assegurar a confiança e segurança da população.

A Câmara de Portimão assume que existem atualmente «oito casos confirmados (com resultado positivo) de infeção por Covid-19, sendo que a unidade hospitalar em causa serve todo o Barlavento algarvio».

A autarquia recorda que, «em articulação com os serviços de urgência e cuidados intensivos deste hospital de referência, visando reforçar a sua capacidade de assistir doentes críticos, o Município de Portimão aplicou a verba que estava destinada ao Grande Prémio de Portugal Formula 1 em Motonáutica, cerca de 350.000 euros, à aquisição de  um conjunto de ventiladores, de diferentes tipologias, que assegurem uma reserva de emergência, de acordo com a capacidade de resposta do mercado».

 

Os ventiladores entregues pela Câmara ao Hospital de Portimão

 

Os quatro ventiladores portáteis entregues ontem «são a primeira medida deste programa de capacitação urgente da resposta em saúde, permitindo libertar os equipamentos mais diferenciados para as situações mais críticas».

Na próxima semana, tal como o Sul Informação já tinha noticiado, está prevista a chegada de mais oito equipamentos de cuidados intensivos, que irão acompanhar a eventual necessidade de ampliação daquela unidade especial, bem como 12 seringas e 12 bombas infusoras, equipamentos imprescindíveis no tratamento do doente crítico.

«Os restantes 12 ventiladores de cuidados intensivo que incluem 6 de última geração, e inovadores em Portugal face à tecnologia de ponta, chegarão no prazo máximo de oito a dez semanas, conjuntamente com um Pulmovista, equipamento médico diferenciado único na região e um dos poucos no país».

O Pulmovista permitirá «verificar o recrutamento alveolar, suportando a decisão da modalidade ventilatória que melhor se ajusta ao estado do doente, representando um investimento superior a 50 mil euros».

Comentários

pub