Câmara de Faro encerra museus, centro náutico, biblioteca e teatro devido ao Covid-19

Atendimento presencial do Município vai ser limitado

A Câmara de Faro vai encerrar os equipamentos municipais desportivos e culturais e limitar os serviços com atendimento presencial devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19), a partir desta sexta-feira, 13 de Março.

O objetivo «é minimizar a probabilidade de propagação do vírus entre funcionários e colaboradores do Município e população em geral».

A autarquia decidiu encerrar ao público as Piscinas Municipais, o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, a Pista de Atletismo, o Centro Náutico, campos de futebol, bem como o Teatro Municipal, o Museu Municipal, a Biblioteca Municipal, o Museu Regional, a Galeria Trem e a Ermida de Santo António do Alto.

Além destes espaços da responsabilidade da autarquia, a Câmara de Faro recomenda que, ao longo dos próximos dias, não sejam utilizados espaços públicos como parques infantis ou parques bio saudáveis.

A situação «vai ser avaliada diariamente e ajustada às necessidades de cada momento, sempre em articulação com as entidades competentes, com que o Município tem estado permanentemente em contacto, de forma a tomar todas as medidas que que se considerem necessárias para proteção da comunidade».

A Câmara Municipal de Faro recomenda também «aos cidadãos que não se dirijam aos serviços municipais, a não ser que tal seja estritamente indispensável. Em alternativa, quaisquer contactos deverão ser efetuados por via não presencial, privilegiando o contacto telefónico, correio, correio eletrónico ou, quando possível e necessário, video chamadas».

Além dos serviços e equipamentos da autarquia, também o Balcão Único “Viver Faro”, que funciona no Mercado Municipal, estará encerrado a partir da próxima segunda-feira, 16 de Março, «limitando-se os atendimentos presenciais a assuntos tidos por estritamente necessários e urgentes e sujeitos a marcação».

Além destas medidas, a Câmara de Faro determinou ainda a suspensão de eventos culturais, desportivos e outros, agendados até ao dia 3 de Abril que, «pela sua dimensão, poderiam chegar a públicos externos ao universo municipal».

É o caso dos espetáculos no Teatro das Figuras, que ficam adiados para data a anunciar oportunamente, ou a 4.ª edição da Meia Maratona da Água, reprogramada para o dia 3 de Outubro.

Estão também canceladas as deslocações em transportes municipais para fora do concelho e, devido ao mesmo motivo, estão também suspensos por tempo indeterminado os eventos com idosos promovidos pela autarquia, nomeadamente no âmbito do programa “Faro Sénior”.

A autarquia recomenda ainda a suspensão do funcionamento de feiras e mercados não alimentares que se realizem no concelho.

O Município de Faro «entende que este é uma questão grave de saúde pública e de responsabilidade individual e cívica e renova por isso o apelo à população para que se mantenha serena e assuma, nos seus hábitos e comportamentos, as recomendações emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), nomeadamente as regras básicas de higiene pessoal e de recato social, evitando deslocações desnecessárias para fora do concelho, com vista à sua própria proteção e à contenção da propagação da Covid-19».

Veja a lista de contactos aqui.

Comentários

pub