Assembleia Municipal de Faro aprovou adesão à rede Culture Next

Projeto é aberto à participação de cidades que são ou tenham sido concorrentes a Capital Europeia da Cultura e prepara um fundo financeiro para candidaturas de artistas e instituições a projetos culturais

A Assembleia Municipal de Faro aprovou por unanimidade, na passada quinta-feira, a adesão do município à rede Culture Next.

Este projeto pioneiro europeu foi fundado em 2017, em Cluj, na Roménia, por dez cidades europeias, e integra antigas e atuais cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura, tendo como âmbito a partilha de boas práticas sobre estratégias de desenvolvimento cultural nas cidades e promoção do desenvolvimento de projetos em cooperação e parcerias.

A Culture Next é aberta à participação de cidades que são ou tenham sido concorrentes ao título de Capital Europeia da Cultura e está neste momento a preparar um fundo financeiro para permitir a abertura de candidaturas de artistas e instituições a projetos culturais.

Em simultâneo, esta rede está a desenvolver um conjunto de “guidelines” para cidades que desejem ser reconhecidas pelo investimento na Cultura como forma de desenvolvimento social.

O Município de Faro já esteve representado em três iniciativas no âmbito desta rede, incluindo no último, de 25 a 29 de Setembro, na Lituânia, onde estiveram ainda 24 representantes de outras cidades: Aveiro (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Cluj-Napoca (Roménia), Debrecen (Hungria), Dublin (irlanda), Kaunas, Klaipeda, Neringa e Plunge (Lituânia), Oulu e Savonlinna (Finlândia).

Também Braga (Portugal), Eleusis (Grécia – a capital europeia da Cultura em 2021), Gdansk (Polónia), Nuremberga (Alemanha) e Leeds (Reino Unido) fazem parte da rede Culture Next.

Comentários

pub