Universidade do Algarve vai ter 100 bicicletas partilhadas gratuitas

Universidade do Algarve quer aumentar a utilização dos modos ligeiros de mobilidade nos campi

Foto de Arquivo

A Universidade do Algarve vai ter 100 bicicletas partilhadas, para uso da comunidade académica. O sistema partilhado Eco Bike vai ser lançado na próxima sexta-feira, 14 de Fevereiro, às 11h00, na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas.

«A mudança de paradigma de uma mobilidade essencialmente motorizada para o uso de modelos de conduta cada vez mais sustentáveis terá de ser feita à custa de um esforço partilhado entre a sociedade civil e os organismos públicos», realça a academia algarvia.

As bicicletas, que vão estar disponíveis nos dois campi, foram adquiridas ao abrigo do Fundo Ambiental (ministério do Ambiente, ENEA2020), no âmbito da promoção de hábitos de atividade física e desportiva e do incentivo às formas de mobilidade ligeira mais sustentável.

A Universidade do Algarve espera «desta forma aumentar significativamente a percentagem de alunos e funcionários a optarem por modos ligeiros de mobilidade, contribuindo assim para uma sociedade mais saudável e de baixo carbono».

As bicicletas poderão ser utilizadas de forma gratuita e temporária, sendo o utilizador o responsável pela Eco Bike. Este sistema permitirá ainda monitorizar o bem-estar do utilizador através de inquéritos periódicos.

Está ainda a ser desenvolvida uma aplicação informática interativa que mapeia as vias rodoviárias da cidade de Faro consideradas mais seguras pelos ciclistas.

Comentários

pub
pub