Secundária de Loulé ajuda a criar sistema europeu de creditação no ensino profissional

O projeto conta com a participação de escolas da Estónia, Países Baixos, Portugal, República da Macedónia do Norte e Suécia

Os professores Duarte Duarte e Paulo Ribeiro, da Escola Secundária de Loulé, estiveram de 3 a 5 de Fevereiro, em Parnu (Estónia), em reuniões de preparação para a criação de sistema europeu de creditação no ensino profissional. 

O projeto, que conta com a participação de escolas da Estónia, Países Baixos, Portugal, República da Macedónia do Norte e Suécia, tem como principal objetivo fornecer uma plataforma entendimento entre os países participantes, para a creditação dos resultados de aprendizagem dos alunos de cursos profissionais da área das Tecnologias da Informação (TI).

A ideia é que, deste modo, se consiga garantir a qualidade da formação em contexto de trabalho dos alunos destes cursos e creditar estas aprendizagens através de uma sistema de creditação europeu semelhante ao utilizado no ensino superior, o European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS), que poderá ser utilizado por qualquer país europeu.

 

 

As reuniões de trabalho permitiram partilhar o trabalho já desenvolvido individualmente, agendar as novas atividades e preparar os materiais finais a apresentar na próxima mobilidade que se realizará em Malmo, na Suécia.

O evento contou ainda com a participação dos coordenadores de projetos internacionais das escolas participantes e dos principais grupos de escolas privadas suecas e holandesas.

A mobilidade permitiu ainda a visita a quatro empresas de referência na área das TI, em Parnu e Tallinn, a capital da Estónia, de modo a recolher informação acerca das oportunidades de formação em contexto de trabalho, do perfil dos alunos que realizam estas experiências e das competências valorizadas no recrutamento de colaborares.

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram financiadas pela Agência Nacional Erasmus+ sueca.

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