São Brás organiza formação gratuita sobre “Censos de Borboletas em Portugal”

Autarquia abraçou «recentemente, uma nova missão, defesa das borboletas»

Uma formação gratuita sobre “Censos de Borboletas em Portugal” vai ajudar a conhecer melhor estes insetos em São Brás de Alportel, no dia 7 de Março, um sábado.

Esta ação, que terá lugar no Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”, dirige-se «ao público em geral e a quem tem interesse em colaborar voluntariamente na motorização de borboletas diurnas no país».

«Durante a manhã, os voluntários vão ser apresentados ao processo dos Censos de Borboletas, aprender a identificar as diversas espécies de borboletas e terão a oportunidade de realizar uma saída de campo. Para a tarde, está reservado um momento de contagem e a identificação das borboletas encontradas no percurso matinal, que serão registadas numa plataforma da iniciativa», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

A autarquia diz ter abraçado, «recentemente, uma nova missão, defesa das borboletas», ao integrar a Rota dos Censos de Borboletas em Portugal, «num importante contributo em prol do melhor conhecimento e valorização destes insetos».

Os Censos de Borboletas são um projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, «que consiste na contagem regular de borboletas diurnas em percursos fixos, seguindo uma metodologia padronizada, que é usada em toda a Europa e permite gerar um enorme volume de dados, detetando assim tendências sobre o estado de conservação das borboletas e dos seus habitats».

Mais informações sobre o Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal podem ser obtidas aqui.

Para inscrições ou para saber mais pormenores sobre a ação de formação enviar email para  [email protected] ou telefonar para o 289 845 420.

Comentários

pub