Projeto de transição energética inspira workshop em Faro

Workshop dividir-se-á entre a Culatra e a CCDR do Algarve

Culatra – Foto: Pablo Sabater|Sul Informação

A transição energética, mais precisamente a que está em curso na comunidade piscatória da Culatra, na ilha-barreira com o mesmo nome, vai ser o tema central doi workshop internacional “Culatra, Uma Comunidade Energética Sustentável”, que vai ter lugar a 13 e 14 de Fevereiro no auditório da CCDR Algarve e na Ilha da Culatra, respetivamente.

Esta é uma iniciativa integrada no projeto “Culatra2030 – Comunidade Energética Sustentável” que explora, «através de um programa diversificado, os diferentes pilares de uma agenda de transição energética piloto, centrado na experiência em curso na Ilha da Culatra, a qual é reconhecida pelo Secretariado Europeu para a Energia Limpa nas Ilhas da UE como exemplo para mais de duas mil ilhas Europeias», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A mesma entidade salienta que este será «um grande evento de partilha do conhecimento, de encontro e debate de ideias, em torno dos pilares sobre os quais se constrói uma comunidade mais sustentável, capacitada e economicamente viável».

«Pretende-se igualmente com o evento recriar um espaço privilegiado para o envolvimento dos agentes públicos e privados na criação de uma plataforma de entendimento que favoreça e promova a operacionalização da agenda de transição energética, e a identificação de soluções viáveis para garantir o futuro das comunidades da Ilha da Culatra», acrescentou a CCDR algarvia.

«Fruto do seu reconhecimento e afirmação no contexto regional, nacional e Europeu, a iniciativa Culatra2030, coordenada pela Universidade do Algarve, assume-se assim como um dos mais relevantes empreendimentos de sustentabilidade e de transição energética, suportado na íntegra por um amplo processo de participação comunitária», conclui.

O workshop da próxima semana será organizado em conjunto pela CCDR, pela UAlg, pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra e pela Make it Better – miB.

Comentários

pub