Portimão na rota da exposição tecnológica itinerante “Portugal+”

Comunidade escolar vai estar em força na exposição

O camião TIR do projeto itinerante “Portugal+”, entre 5 e 8 de Fevereiro, poderá ser visitado na Alameda da República, em Portimão, apresentando a exposição tecnológica que percorre o país para divulgar as várias iniciativas e atividades de cariz cultural, educativo e lúdico promovidas pela Fundação Altice Portugal.

O objetivo deste projeto é promover o conhecimento digital e tecnológico, sensibilizando, educando e formando através dos programas da Fundação e de outras ações pedagógicas.

Face ao interesse didático da iniciativa, o Município de Portimão lançou o convite à comunidade escolar local, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, para uma visita à mostra nos dias 5, 6 e 7, entre as 10h00 e as 17h00, sujeita a inscrição prévia através dos serviços da autarquia.

A exposição estará todos os dias aberta à população, sem limite de idades e com entrada livre, disponibilizando o Móvel do Conhecimento, que em cinco janelas exibe pequenos vídeos inspiradores sobre alguns dos principais projetos da Fundação Altice: Khan Academy, Comunicar em Segurança e Tecnologias de Acessibilidade.

 

Os visitantes também podem utilizar um ecrã acessível com aplicações interativas, em formato de quizz, que dá a conhecer, de forma criativa, alguns dos princípios patentes nas “soluções de acessibilidade” do programa Inclui, nomeadamente varrimento, ampliação sucessiva, controlo pelo olhar, comunicação pictórica e leitura de ecrã.

Existem ainda quatro mesas interativas, com ecrã touch, para uso das plataformas Khan Academy e Campus by Fundação Altice, num ambiente virtual e com cenografia temática que remete para o universo do ensino e aprendizagem.

Além disso, há uma parede animada e viva, com ilustrações que se iluminam com projeção e ganham vida ao toque, disponibilizando conteúdos do site Ideia Simples, bem como uma galeria virtual, o que permite a visita guiada a algumas peças selecionadas da coleção de arte contemporânea da Fundação Altice, através de óculos de realidade virtual.

Complementa esta experiência interativa um muppie com a mascote 3D de um feiticeiro cartoonizado, com perguntas e respostas do projeto Comunicar em Segurança, adaptado a diversos ciclos de ensino e em modo de inteligência artificial, para responder e dar dicas sobre as questões colocadas pelos utilizadores.

Entidade privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, a Fundação Altice Portugal desenvolve projetos e atividades dirigidos à comunidade, tendo por áreas prioritárias a educação, a arte, a cultura, o empreendedorismo e a intervenção social.

Comentários

pub