Laranja volta a ser estrela em Silves, acompanhada por Ana Moura e Rita Guerra

Mostra da Laranja começa na sexta-feira e dura até domingo

O mundo da citricultura, mas também o vinho, os produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, mas também Ana Moura e Rita Guerra, vão estar em destaque em nova edição da Mostra Silves Capital da Laranja, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, dias 14 e 16, na Fissul, em Silves.

O evento contará com a presença de dezenas de expositores, bem como com um programa variado, que incluirá a já tradicional Conferência Laranja XXI, um concurso de cocktails, apresentações de produtos, a cargo de diferentes empresas, animação de rua e  música.

A abertura oficial do evento está agendada para as 10h00 de sexta-feira, seguindo-se a apresentação da Rota da Laranja.

No mesmo dia, às 14h00, decorre nova edição da Conferência Laranja XXI, «um espaço de debate e reflexão sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este setor».

Na primeira parte da conferência serão feitas comunicações sobre “Citricultura: desafios e constrangimentos”, por José Oliveira, da AlgarOrange (14h30), “Trabalhadores Migrantes – A resposta do SEF”, por Rogério Gonçalves, chefe da delegação do SEF de Portimão (14h50) e “Projeto Erasmus Citrivet – utilização de lenha de poda de citrinos, Anabela Assunção Cordeiro, docente da Escola Profissional Cândido Guerreiro (15h10).

Depois da pausa para Café, às 15h50, Luís Neto, da Universidade do Algarve, falará sobre os “Possíveis efeitos das alterações climáticas sobre as pragas dos citrinos”. A “Gestão de Recursos Hídricos no Algarve – Utilização de Água na Agricultura” será o tema abordado por Paulo Cruz, da APA- ARH do Algarve, às 16h10, e às 16h30 José Carlos Tomás, da DRAP Algarve, tratará a temática “A rega dos citrinos em situações deficitárias”.

O programa completo da conferência pode ser consultado aqui.

Na noite de sexta-feira, às 22h00, sobe ao palco da feira Rita Guerra, já depois de atuações de grupos e associações locais, que também terão um lugar de destaque na programação cultural do evento.

No sábado, à tarde, às 14h30, começam a ser feitas no auditório da Fissul apresentações de produtos por diversas empresas.

Pouco depois, às 15h00, começa o Festival de Cocktails de Laranja 2020, que reunirá profissionais algarvios. Nesta iniciativa, será avaliada a técnica, a decoração e o melhor cocktail feito pelos barmen concorrentes, em duas vertentes: Clássica e Flair.

O vencedor na vertente clássica vai representar a Associação Barmen Algarve no concurso “World Tour” em Tenerife. Este evento é dinamizado pela Associação Barmen do Algarve, com a parceria da Câmara Municipal de Silves.

Às 22h00, é a vez de outro concerto com uma artista bem conhecida, desta feita a fadista Ana Moura.

No domingo, o programa aposta forte nas associações locais e encerra com um concerto “De moda em moda”, às 22h00.

Também a partir de sexta-feira, e paralelamente a este certame, decorre em treze restaurantes de Silves mais uma edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja.

A 4ª Mostra Silves Capital da Laranja é organizada pela Câmara de Silves e conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul.

Comentários

pub