Em Março, vamos ouvir jazz de copo de vinho na mão ou cantar e andar pela Via Algarviana

A 4ª edição do 365Algarve decorre até Maio

Um épico algarvio, jazz degustado de copo de vinho na mão, uma estreia para piano e orquestra, a cantar e andar pela Via Algarviana. Estas são as principais propostas da programação 365Algarve para o mês de Março, em toda a região.

Assim, a 1 de Março, em Loulé, dois atores e um músico dão corpo a um épico algarvio em “À Babuja“: um cavaleiro dos tempos modernos dá largas ao cavalo da imaginação com um co-piloto, uma dama nobre a quem arrebatar com uma serenata e, claro, inimigos para enfrentar.

Nos dias 6 e 7 de Março, em Silves, a quarta edição do Jazz nas Adegas acolhe os Cool Manouche, um quarteto de jazz manouche ou gypsy jazz que recria a atmosfera quente e charmosa do Hot Club de Paris nos anos 30 do século XX. Ao longo do evento, são oferecidas três provas de vinho, harmonizadas com tapas feitas com produtos regionais.

A não perder, no dia 7, em Faro, a estreia absoluta do Concerto para Piano e Orquestra de Jorge Salgueiro, uma encomenda feita ao compositor para o 4º Festival Internacional de Piano do Algarve. A obra será executada pelo jovem pianista António Cebola e pela Orquestra Clássica do Centro, dirigida por Jan Wierzba.

Em Canto pela Algarviana alia música coral de diversas origens com passeios em troços específicos da Via Algarviana, por diferentes municípios algarvios. A 8 de Março, o percurso passa pela Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco de Alcoutim com animação a cargo do Grupo Coral Ossónoba.

A 4ª edição do 365Algarve decorre até Maio e o ciclo de programação parte de uma ideia de território enquanto paisagem à escala humana, que se pode percorrer a pé. Um conceito desde logo associado à Europa, um continente onde as ligações são feitas à distância de uma caminhada, e que constitui o fio condutor desta edição: a profunda ligação humana ao território, quer física quer metaforicamente.

São mais de 400 iniciativas culturais que o 365Algarve promove por toda a região e que incluem mais de uma centena de concertos, cerca de 50 espetáculos de teatro e cerca de cem ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.

Comentários

pub