Do ar, no rio e em caminhos de terra se mostram as riquezas do Baixo Guadiana

Odiana promoveu uma Press Trip para dar a conhecer o Baixo Guadiana e o Sul Informação foi um dos órgãos de referência convidados

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Pelo ar, sobre as águas e em terra, a caminhar ou a bordo de um veículo todo-o-terreno, se deram a conhecer as riquezas e belezas do Baixo Guadiana, entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro.

A associação Odiana convidou jornalistas de quatro órgãos de comunicação social de referência, entre os quais o Sul Informação, para lhes mostrar a oferta turística, nomeadamente ao nível do Turismo de Natureza, Cultural e de Aventura, dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, sem esquecer as tradições e a boa mesa.

A base de operações desta Press Trip foi o Praia Verde Boutique Hotel, o local onde os convidados ficaram hospedados e onde puderam desfrutar da oferta gastronómica bem original do restaurante À Terra Fornaria, situado nesta unidade hoteleira.

Aqui, o chef David Domingos aposta, por exemplo, em produzir a sua própria manteiga e em maturar a carne que serve, como explicou Gustavo Martins, diretor do hotel.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

No sábado , a comitiva percorreu os trilhos de Alta Mora e visitou a primeira edição do Festival das Amendoeiras em Flor, que decorreu nesta localidade do concelho de Castro Marim.

No mesmo dia, foi possível observar aves nas salinas do sapal de Castro Marim, ricas em avifauna, guiados pelo experiente Agostinho Gomes, que há 30 anos se dedica a esta atividade. Hoje em dia, é empresário em nome individual e trabalha em parceria com a empresa Fun4All.

Agostinho, que uma vez ficou 18 horas dentro de uma pequena estrutura para conseguir fotografar de perto gaivotas-de-Andouini, não precisa de mais do que alguns segundos para colocar o seu telescópio focado numa águia-pesqueira a alimentar-se, depois de já ter posto o grupo a observar flamingos, como se estivessem ali ao lado.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

À noite, depois de serem guiados por Teodora Martins numa visita ao Grand House Hotel de Vila Real de Santo António, que nasceu da recuperação do antigo Hotel Guadiana e é, atualmente, o único hotel de 5 estrelas deste concelho, os jornalistas ficaram a conhecer a interessante história e a simbologia associada à Baixa Pombalina vilarrealense, contada por João Pereira, do Arquivo Histórico de VRSA.

O dia terminou com um jantar no Clube Naval de VRSA, à base de iguarias algarvias bem típicas, como a cataplana e a açorda de marisco ou o bife de atum. Aqui, o grupo contou com a companhia de Conceição Cabrita, presidente da Câmara local e da Odiana.

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Domingo começou no ar, acelerou por caminhos de terra e continuou nas serenas águas do Guadiana, antes de acabar à mesa.

Nesse dia, a Odiana proporcionou aos jornalistas uma viagem de girocóptero, a bordo da máquina voadora da SkyExpedition, pilotada por Pedro Cotovio, proprietário desta empresa.

Este voo sobre o Sapal de Castro Marim, Cacela Velha e o litoral do Sotavento Algarvio foi considerado pela revista Forbes como uma das dez experiências imperdíveis de 2019. E é coisa para todas as idades, já que, logo após os jornalistas terem subido a bordo desta pequena máquina voadora, foi a vez de uma senhora holandesa de 84 anos experimentar andar de girocóptero.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Seguiu-se uma aventura todo-o-terreno, com uma breve passagem pela Quinta da Fornalha, para ficar a conhecer os produtos de qualidade, resultantes de agricultura tradicional, que aqui são produzidos, numa lógica de sustentabilidade total.

Já nos caminhos do Barrocal e da Serra do Baixo Guadiana, foi possível atravessar as belas paisagens que esta zona do Algarve proporciona, provar sumarentas e doces laranjas apanhadas à beira da estrada e ouvir histórias contadas por Jorge Gomes, da Rio Sul Travel, sobre os locais visitados.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Chegados ao cais das Laranjeiras, os quatro jornalistas subiram a bordo de uma embarcação da FunRiver e ficaram a saber mais sobre a história de Alcoutim e das suas gentes, pela voz de Júlio Cardoso, técnico de turismo da Câmara alcouteneja.

A despedida foi feita por entre pratos típicos do Nordeste Algarvio, como a enguia frita, o javali, o coelho guisado e a perdiz, no restaurante A Taberna do Ramos, em Alcoutim.

A Press Trip “5 Sentidos” foi uma ação do projeto Promoturis, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Comentários

pub