DGS vai lançar orientação para os hotéis sobre o coronavírus

«Desta reunião resultou o reforço de orientações e procedimentos a adotar nas unidades hoteleiras»

Graça Freitas, diretora-geral de saúde, comprometeu-se a divulgar, nos próximos dias, uma orientação específica para a hotelaria sobre o coronavírus (Covid-19). Esta foi uma das conclusões que saiu de uma reunião da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal com a Direção-Geral de Saúde, esta quinta-feira, 27 de Fevereiro.

Com o aumento do número de casos de doentes infetados com o Coronavírus (COVID-19), bem como a expansão geográfica do vírus, «foram várias as manifestações de preocupação e pedidos de esclarecimento por parte dos associados da AHP».

A reunião contou com a presença de representantes da direção da Associação, do chefe de Gabinete da Secretária de Estado do Turismo, de representantes do Turismo de Portugal e da Confederação do Turismo de Portugal.

Estiveram também ligados, por vídeo conferência, os representantes regionais da AHP e os presidentes das Entidades Regionais de Turismo.

«Desta reunião resultou o reforço de orientações e procedimentos a adotar nas unidades hoteleiras: na receção e acolhimento dos hóspedes, no que respeita a cuidados de limpeza e higienização e nos procedimentos a seguir quando surge um caso suspeito de infeção e como é feito o seu encaminhamento dentro do hotel e para as autoridades de saúde», adianta a AHP.

Na reportagem que o Sul Informação publicou ontem, sobre o que se está a fazer, no Algarve, em termos de preparação para o coronavírus, João Soares, delegado regional da AHP, já tinha dito que os hotéis algarvios iriam reforçar as orientações a tomar pelos hóspedes.

Nesta reunião, Graça Freitas recordou que todos as medidas aplicadas em Portugal estão articuladas com as orientações da Organização Mundial de Saúde e, no caso dos aeroportos e companhias aéreas, da IATA.

A AHP lançou, também esta semana, um kit de boas práticas e orientações, reunidas a partir do estudo cuidado das recomendações mais atuais dos organismos competentes, tanto a nível nacional como internacional e que distribuiu em formato digital junto dos hotéis seus associados.

Estas recomendações poderão ser impressas e afixadas em locais considerados pertinentes pelos hoteleiros, quer em áreas privadas, quer públicas dos estabelecimentos.

Estão também asseguradas informações periódicas em articulação com a Direção-Geral de Saúde e com o Turismo de Portugal.

Nesta infografia, o Sul Informação também dá a conhecer as respostas às perguntas mais pertinentes sobre o surto de coronavírus.

Comentários

pub