Cinemateca digitaliza património cinematográfico sobre o mar

Através deste programa, filmes atualmente guardados em formatos de 35mm, 16mm ou outras formas analógicas poderão voltar a ser visualizados

A Cinemateca Portuguesa vai digitalizar o património cinematográfico sobre o mar. A assinatura do contrato do projeto FILMar: Digitalização do Património Cinematográfico, que permitirá descentralizar e disseminar filmes portugueses em formato analógico sobre o mar, através da sua digitalização, tem lugar esta tarde, na Cinemateca, em Lisboa.

O projeto será financiado a 100% com 881.250 euros, no quadro financeiro das EEA Grants 14-21, durante o período de 48 meses, em parceria com o Norwegian Film Institute of Oslo. O financiamento compreende recursos humanos, equipamento, direitos de distribuição e apoio às relações bilaterais.

“Este projeto é particularmente importante pelo impacto que terá em todo o território, através de iniciativas de entidades locais, seja através da Rede de Teatros e Cinetreatros Portugueses, ou das escolas, através do Programa Nacional das Artes. É uma oportunidade única de divulgação e projeção do cinema português em todo o país e junto de todas as gerações”, destaca a ministra da Cultura Graça Fonseca.

Através deste programa, filmes atualmente guardados em formatos de 35mm, 16mm ou outras formas analógicas poderão voltar a ser visualizados.

O projeto inclui ainda várias fases de partilha de boas práticas de digitalização e seminários de troca de experiências de disseminação e distribuição, bem como o desenvolvimento de uma retrospetiva em conjunto com as entidades norueguesas, que promovam o conhecimento mútuo das tradições relacionadas com o mar.

Comentários

pub