Câmara de Faro vai controlar tráfego de trotinetes e bicicletas partilhadas no concelho

Objetivo é regular esta atividade, «determinando os locais onde estas podem ser bloqueadas ou onde o seu parqueamento é interdito»

A Câmara de Faro vai monitorizar e controlar, em tempo real, todo o fluxo de tráfego de trotinetes, bicicletas e outros veículos de mobilidade partilhada suave que operem no concelho, através de uma plataforma online que está atualmente em teste na capital algarvia, num projeto-piloto com a empresa francesa Vianova.

O objetivo desta iniciativa «é ajudar a regular a circulação na via pública, determinando os locais onde estas podem ser bloqueadas ou onde o seu parqueamento é interdito», revelou a Câmara de Faro.

«A plataforma de monitorização, para análise de dados, será carregada com a informação fornecida pelas operadoras de micromobilidade, podendo assim a autarquia determinar, pontualmente, alterações de trânsito ou um limite de equipamentos que poderão ficar estacionados nos “hotspots” (rede de pontos de paragem para trotinetes e bicicletas já definidos e delimitados para o efeito pela Câmara Municipal de Faro)», acrescentou.

Esta tecnologia começa a ser testada numa altura em que as trotinetes elétricas, que desapareceram de Faro nos últimos meses, acabaram de regressar à cidade.

Neste âmbito, a Câmara de Faro promoveu ontem uma reunião da Comissão de Acompanhamento da Mobilidade Sustentável -que incluiu os responsáveis da Câmara de Faro, da PSP, GNR, da Universidade do Algarve e o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta entre outros -, com os representantes da empresa Bolt.

«A Bolt vai ter em Faro cerca de 200 trotinetes equipadas com localizadores GPS, que vão permitir visualizar no mapa da aplicação da empresa quais os locais indicados para recolha e entrega dos equipamentos, de acordo com os “hotspots” definidos pela Câmara Municipal», enquadrou a autarquia.

«Nesta reunião, foi ainda feito um balanço de um ano de mobilidade partilhada no Concelho de Faro. Segundo os dados coligidos e fornecidos pelas empresas que operaram em 2019, cada uma delas teve, ao longo do último ano, uma frota média de 156 trotinetes, tendo uma média de 3 rotações diárias por veículo. A distância média diária percorrida por cada trotinete em Faro foi de aproximadamente dois quilómetros (2.038 metros)», concluiu.

A autarquia tem também em curso «a preparação de um dossiê com vista à contratação de um serviço de bicicletas públicas partilhadas».

O município deu, entretanto, início aos «trabalhos de construção do primeiro troço da Ecovia do Algarve, trabalhos englobados na empreitada de requalificação da EM527, que permitirão fazer a ligação entre a rotunda da Praia de Faro e a rotunda do Aeroporto, em prolongamento da ciclovia que atualmente termina nesta última».

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