Câmara de Faro dá mais competências e um milhão de euros às escolas

Dinheiro será distribuído pelos cinco agrupamentos de Faro e até chegará a um de Olhão

A Câmara de Faro vai dar cerca de um milhão de euros aos agrupamentos escolares do concelho, ao abrigo de um protocolo de transferência de competências e meios para as escolas.

Esta medida «representa um esforço considerável para dotar as escolas do concelho de autonomia financeira e capacidade de atuação para desenvolver o seu trabalho», acredita a Câmara de Faro.

O Agrupamento Pinheiro e Rosa recebe a maior fatia, no valor de 347 mil euros. Seguem-se os agrupamentos João de Deus (284 mil euros), Tomás Cabreira (184,3 mil euros), do Montenegro (111,4 mil euros), D. Afonso III (103,5 mil euros) e Dr. Alberto Iria, de Olhão (2374 euros, relativos à gestão da escola da Culatra).

Com a aprovação deste protocolo, «procura a Câmara Municipal reforçar a autonomia das direções dos agrupamentos, colocando em prática uma estratégia integrada de gestão local do parque escolar para responder às necessidades dos estabelecimentos de ensino».

«Para além das transferências de competências e meios previstas, a autarquia continua a oferecer os manuais escolares e os materiais pedagógicos aos mais carenciados, sem esquecer o pequeno-almoço, o almoço e o transporte, que a Câmara Municipal de Faro continuará a providenciar gratuitamente àqueles que necessitam», acrescentou a autarquia.

A Câmara de Faro salientou que se dispôs «prontamente» a aceitar as novas competências descentralizadas pelo Ministério da Educação nas autarquias, «o que implicou acolher 102 trabalhadores nos seus quadros».

Já este ano, a Câmara assumiu «a gestão ao nível das EB 2,3 e também das escolas secundárias no que respeita a pessoal não docente, água, eletricidade, comunicações, manutenção, combustíveis, Atividades de Enriquecimento Curricular e outras».

O protocolo que foi aprovado representa «um investimento considerável, mas com reflexos quase imediatos na melhoria das condições do nosso parque escolar e, consequentemente, numa mais completa preparação dos alunos do nosso concelho», segundo Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

«Parte significativa do sucesso do nosso projeto educativo assenta justamente na capacidade de delegar competências e responsabilidades, acompanhadas da adequada dotação financeira, nos respetivos agrupamentos, num clima de grande diálogo e entendimento», concluiu.

Comentários

pub