Antigo edifício do Tribunal transforma-se em Centro de Artes e Ofícios de Albufeira

Os trabalhos, segundo a autarquia, «estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que a obra fique concluída este ano»

O antigo edifício do Tribunal de Albufeira, na rua da Igreja Nova, está a ser transformado num Centro de Artes e Ofícios. A obra custa perto de 557 mil euros. 

«Desocupado há vários anos, o edifício mantinha ainda a integridade estrutural ao nível das fachadas e das arcadas, tendo-se verificado a necessidade de substituir telhados e sobrados, bem como efetuar a demolição dos anexos de
apoio ao tribunal», explica a Câmara de Albufeira.

O Município «optou por apostar num projeto de reabilitação baseado numa abordagem contemporânea, com a reinterpretação de alguns elementos herdados da arquitetura mediterrânica, nomeadamente o pátio como elemento de organização espacial» e as paredes brancas texturadas, com utilização de tijolo maciço pintado».

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, esta intervenção pretende, «além da recuperação do edificado, contribuir para reduzir a sazonalidade numa zona cuja principal atividade centra-se, quase exclusivamente, na exploração turística».

 

 

Este é, na sua opinião, um edifício que «tem um elevado potencial turístico».

Os trabalhos, segundo a autarquia, «estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que a obra fique concluída este ano».

O futuro Centro de Artes e Ofícios contempla um conjunto diversificado de valências que se complementam entre si, destacando-se, igualmente, como uma mais-valia, a possibilidade do estabelecimento de sinergias entre os vários ocupantes do espaço com vantagens competitivas evidentes.

Irá disponibilizar informação sobre técnicas tradicionais de artesanato, quem produz e a forma como o faz, percorrendo todas as etapas ao longo do processo de produção, da ideia ao produto final (vertente informativa), com o objetivo de facilitar a transmissão de saberes ancestrais e promover a sua divulgação a nível turístico.

Contempla uma área destinada a acolher os produtos locais e artesanais (vertente expositiva), constituindo-se como uma mostra representativa da oferta local, o que irá contribuir para valorizar a marca Albufeira como destino turístico que para além do sol e da praia aposta nas tradições.

 

 

Com vista a preservar, transmitir e adaptar antigos saberes à realidade atual, o projeto engloba uma área de formação (vertente formativa) vocacionada para diferentes tipos de público: cidadãos em geral e alunos das escolas que pretendam ficar a conhecer melhor as várias técnicas de artesanato e turistas que queiram participar numa experiência de visita marcante.

O Centro irá funcionar também como residência temporária de artesãos (vertente incubadora), que passarão a dispor de um espaço privilegiado de trabalho, onde poderão promover os seus artigos e ensinar a sua arte, numa lógica de incentivo à criação de novas empresas na área do artesanato.

Comentários

pub