Alunos de Portimão removem chorão-das-praias

Esta iniciativa é organizada em conjunto pela Câmara de Portimão e Agrupamento de Escolas da Bemposta

Alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta (Portimão) estão, até esta quarta-feira, 5 de Fevereiro, a remover chorão-das-praias, das dunas de Alvor.

Esta é uma forma de celebrar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinalou no domingo, 2 de Fevereiro.

«Espécie exótica e infestante do sistema dunar de Alvor, o chorão-das-praias impede que a vegetação nativa se desenvolva e ocupe as áreas que eram suas, pelo que a ação pretende promover nos jovens participantes os valores e funções das zonas húmidas, sensibilizando-os para a problemática das espécies exóticas», diz a Câmara de Portimão.

Esta iniciativa, organizada em conjunto pela Câmara de Portimão e Agrupamento de Escolas da Bemposta, realiza-se pelo 4º ano consecutivo e junta professores e alunos da EBS da Bemposta (cinco turmas), EB 2,3 D. João II, de Alvor (duas turmas) e EB José Sobral, da Mexilhoeira Grande (duas turmas).

 

 

As nove turmas darão continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, removendo esta espécie exótica, com origem na África do Sul, e que em Portugal tem comportamento invasor.

O chorão-das-pais foi introduzido em Portugal para fins ornamentais e, mais tarde, para fixar taludes e dunas. A sua capacidade de propagação e vigoroso crescimento vegetativo facilitou a colonização de vastas áreas, formando, nalguns locais, tapetes contínuos que impedem o crescimento e a sobrevivência da vegetação nativa.

No sistema dunar de Alvor existem algumas manchas de chorão que podem ser removidas manualmente, antes que ocupem grandes áreas nas línguas de areia da Praia de Alvor e da Meia-Praia, que fazem a transição entre o meio marinho e o meio estuarino, rico em diversidade biológica, uma vez que abriga um elevado número de espécies da fauna e flora nacionais, numa área relativamente pequena.

 

Comentários

pub