Alunos de Olhão aprendem a cuidar do “Planeta Oceano”

O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio do Município de Olhão, é a sensibilização dos alunos para comportamentos amigos do ambiente

A ação “Planeta Oceano”, do Oceanário de Lisboa, decorre, até à próxima sexta-feira, 7 de Fevereiro, em todas as escolas do concelho de Olhão. 

O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio do Município de Olhão, é a sensibilização dos alunos para comportamentos amigos do ambiente.

O Planeta é o principal protagonista destas sessões, dinamizadas por duas educadoras marinhas que, através de questões que são lançadas aos jovens, vão dando a conhecer as características dos nossos mares, os males de que padecem e o que podemos fazer para ajudar a diminuir os seus problemas.

Alertar para uma mudança efetiva de comportamentos é o objetivo destas ações que têm a duração aproximada de 60 minutos e abordam temas como a conservação marinha, a biodiversidade, a sustentabilidade, a economia azul, o lixo marinho e a biotecnologia azul.

Nas sessões desta segunda-feira, 3 de Fevereiro, que decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, os alunos aprenderam com as técnicas do Oceanário Sandrine Pontes e Joana Colaço que «o oceano é muito mais do que um destino de praia no Verão».

Os cavalos marinhos e o perigo da sua extinção, assim como a biodiversidade existente na Ria Formosa ou a gestão dos recursos marinhos, foram alguns dos temas abordados.

Os alunos olhanenses vão perceber, até dia 7 de Fevereiro, quão importante é mudarmos comportamentos para atingirmos, no futuro, uma “geração mais azul”.

As abordagens são feitas com temas familiares aos alunos, como a referência à Ria Formosa, mas também através de questões com várias opções de resposta, que levam os jovens a darem a sua opinião sobre temas relacionados com o mar, as suas alterações e/ou a poluição a que está sujeito. «São encontrados milhões de beatas de cigarros nas praias portuguesas», exemplificaram as educadoras ambientais perante a plateia da escola olhanense.

Motivar, inspirar e consciencializar o maior número possível de alunos para as diferentes ameaças aos oceanos, mas também para as oportunidades que eles nos oferecem, são objetivos desta iniciativa do Oceanário de Lisboa que pretende percorrer todas as escolas do nosso país.

Em Olhão, o Auditório Municipal acolhe as sessões dos próximos dias.

Comentários

pub