Alunos da Nova estão em Monchique a aprender a cuidar dos ecossistemas

No âmbito do projeto “Renature Monchique”

Alunos da Universidade Nova de Lisboa vão subir à serra de Monchique para aprender a cuidar dos ecossistemas, numa visita científica que vai decorrer a partir de hoje e até sexta-feira, no âmbito do projeto “Renature Monchique“.

Os estudantes universitários vão participar «numa iniciativa de sensibilização para as potencialidades do restauro ecológico dos ecossistemas e para o nível de degradação dos solos afetados pelo incêndio da serra de Monchique, o maior da Europa em 2018», segundo os responsáveis pelo “Renature Monchique”.

«O processo de restauro ecológico exige a participação ativa da comunidade científica, pelo que vamos continuar a apostar em parcerias com universidades e outras instituições de referência no campo da investigação e inovação ambiental», ilustrou Marlene Alves, presidente do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, entidade que coordena o “Renature Monchique”.

Desde Outubro foram plantadas cerca de 30 mil árvores ao abrigo desta iniciativa, financiada pela Ryanair,«companhia que quis compensar desta forma as emissões de dióxido de carbono dos seus voos».

O projeto também conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve (RTA), do município de Monchique e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Até Abril serão plantados carvalhos de Monchique, castanheiros, sobreiros, entre outras espécies autóctones, num total de 75 mil árvores.

«Numa altura em que tanto se debate o nosso futuro coletivo na Terra e em que a União Europeia tenta reforçar o seu papel como líder global para as questões climáticas, qualquer iniciativa que vise a preservação dos ecossistemas e a sensibilização ambiental é de louvar», defendeu João Fernandes, presidente da RTA.

«O projeto Renature Monchique tem esse mérito. A uma microescala ele intervém no território, mobiliza a sociedade civil para o restauro dos habitats florestais inseridos nas suas áreas de residência e agora ainda se propõe a formar jovens através de uma ação pedagógica na serra», acrescentou o mesmo responsável.

Já Susana Brito, responsável de comunicação da Ryanair em Portugal e Espanha, felicita «os estudantes da Universidade Nova pela sua participação neste gratificante projeto que a Ryanair tem o prazer de poder apoiar, graças à grande adesão dos clientes ao programa de compensação das emissões de CO2. Através de doações voluntárias, os clientes da Ryanair contribuem para restaurar uma importante área de habitats florestais, devastada pelos incêndios na região de Monchique».

Para a aluna Jessica Loureiro da Universidade Nova de Lisboa, participar no «Renature Monchique» é «uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade, com o intuito de ajudar a comunidade local e a biodiversidade», adianta a aluna que não esconde ter escolhido um percurso académico na área da Engenharia Ambiental para «ajudar o planeta».

Comentários

pub