365Algarve apresenta Encontros do DeVIR e Ventania

Estas iniciativas fazem parte da 4ª edição do 365Algarve

O2 Oxigen © Adelchi Ziller

Os Encontros do DeVIR, de 13 de Março a 30 de Maio, e uma Ventania, de 14 a 22 de Março. Estes são mais dois festivais, com a chancela do 365Algarve, que prometem animar o Algarve. 

Este ano, “O Resgate” é o tema dos Encontros do DeVIR.

O arranque será em Faro onde, numa só noite, se apresentarão duas versões da Sagração da Primavera de Stravinsky. “Le Sacre du Printemps”, do destacado coreógrafo francês Xavier Le Roy, tem sido recebida com enorme êxito em alguns dos maiores festivais de dança europeus.

“La Consagración de la Primavera”, do premiado criador espanhol Roger Bernat, é uma experiência única para os espectadores que – guiados pelas indicações que lhes são transmitidas através de auscultadores individuais – se convertem também em intérpretes.

O desafio de Roger Bernat é lançado novamente a 14 de Março, em Loulé, onde decorre também nesta data o Ciclo Pina Bausch, uma pequena homenagem a uma das maiores coreógrafas e bailarinas do século XX, que inclui Nelken Line, um workshop que resultará num vídeo e numa performance, o espetáculo Debout! e uma masterclass por Raphaëlle Delaunay, uma das suas ex-bailarinas, e a apresentação de vídeos de Café Muller, Sagração da Primavera e Pina (Wim Wenders, 2008), três obras marcantes da coreógrafa.

A 21 de Março, em Faro, há novo encontro, desta feita com Jêrome Bel, um dos mais desconcertantes e surpreendentes criadores do nosso tempo. “Rectrospective” é um manifesto contra as alterações climáticas. O evento contará ainda com a leitura de um texto inédito de Jacinto Lucas Pires, com ilustração em tempo real.

Já a 27 de Março, o “Encontros do DeVIR” resgata o solo “Talvez Ela Pudesse Dançar Primeiro e Pensar Depois”, um marco no percurso coreográfico de Vera Mantero que faz parte da história da dança contemporânea portuguesa. Do Líbano chegará “Under the Flesh”, um espetáculo necessário e intenso que levanta a questão do corpo em situações limite, como as guerras que alimentam movimentos migratórios políticos que têm como destino a Europa.

 

Ventania Music & Food Experience © Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento

 

Passando para a Ventania – será a segunda edição deste Festival de Artes Performativas do Barlavento, com circo contemporâneo, artes visuais, teatro, dança e até gastronomia.

A 14 de Março, em Sagres, a iniciativa Tome e Embrulhe distribuirá sacos de papel em grande escala no mercado municipal (repete a 21 de Março, em Lagoa).

No mesmo dia, saem à rua “The Invisible March”, um percurso performativo em forma de manifesto artístico sobre a poluição dos oceanos, seguidos de “Atempo”, um espetáculo de circo contemporâneo com acrobacias de forças combinadas, de dança e de teatro físico, e “Windy”, uma instalação de arte pública, de reflexão ecológica, com paisagem sonora (repete a 20 de Março, em Lagos).

Ventania Music & Food Experience é uma experiência performativa e gastronómica que tem lugar no interior dos concelhos de Lagos (15 de Março) e Portimão (dia 21).

A 20 de Março, em Lagos, estreia “Clean Water Act”, uma encomenda de criação dirigida à bailarina e coreógrafa Jenny Jacobsson, que aborda o impacto da ação humana sobre a água dos oceanos.

No mesmo dia, é apresentada pela primeira vez em Portugal “02 Oxigen”, uma performance que convida o espectador a uma reflexão sobre como poderia sobreviver numa sociedade onde o acesso ao oxigénio se torna um luxo. No Jardim da Constituição, a instalação “Água” ocupa o espaço público num misto de arte pública e performance.

Para comemorar a efeméride do Dia Mundial da Floresta, que se celebra a 21 de Março, a Companhia de Dança KALE apresenta, em Portimão, o espetáculo Terras.

O festival termina a 22 de Março, em Lagoa, com a estreia da Sinfonia n.º 7 de Jorge Salgueiro, “Ritual de Evocação dos Elementos”, interpretada por uma orquestra de formação sinfónica e músicos selecionados através de open call, e a performance “O Grande Embrulho”, que reúne as linguagens de clown, dança, música e manipulação de objetos num espetáculo com uma forte mensagem ecológica.

Estas iniciativas fazem parte da 4ª edição do 365Algarve.

Comentários

pub