250 idosos disputam em Portimão nova etapa das Olimpíadas Sénior

Evento junta participantes dos concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique, Lagos e Silves

As Olimpíadas Sénior 2020 vão juntar cerca de 250 idosos dos concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique, Lagos e Silves no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, na quarta-feira, dia 12, a partir das 10h00.

Os participantes no evento, cujo objetivo principal é estimular à atividade física e e promover o convívio, vão realizar atividades que colocarão à prova a sua coordenação, força, resistência e flexibilidade,

Estas Olimpíadas reúnem participantes dos projetos municipais de desporto para seniores, com idades entre os 65 e os 88 anos. O calendário de provas é composto por cinco etapas, disputadas em cada um dos municípios aderentes.

Em Portimão, as Olimpíadas Sénior fazem parte do Programa Exercício e Saúde, que proporciona aos idosos do concelho «uma atividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e do bem-estar, como resposta efetiva ao crescimento da população sénior», segundo a Câmara de Portimão.

«Ginástica de manutenção e adaptada, hidroginástica, caminhadas e diversos jogos são algumas das atividades que fazem parte do Exercício e Saúde, programa que também disponibiliza no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão o Gabinete de Avaliação, Aconselhamento e Atividade Física, proporcionando uma avaliação real do estado de saúde física e psicológica dos utentes», acrescentou a autarquia.

O projeto contempla, ainda, «eventos de incentivo à prática de jogos lúdicos e que proporcionam o convívio e o intercâmbio entre os participantes, como são os casos dos Jogos Sénior, dos Encontros Intergerações e das Olimpíadas Sénior, que resultam da promoção de um espírito de equipa intermunicipal».

Os interessados em participar no Programa Exercício e Saúde deverão contactar a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão, através do telefone 282 470 797, do email [email protected] ou dirigindo-se à secretaria do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão.

Comentários

pub