UAlg coordena aliança de universidades que a “expandirá” para seis países

Universidade do Algarve vai liderar consórcio que junta seis outras universidades da Europa

A Universidade do Algarve vai coordenar uma aliança europeia de universidades que permitirá aos alunos das sete instituições envolvidas «obter um grau académico através da combinação de estudos realizados em vários países europeus».

Esta rede,  que surge no âmbito da iniciativa “Universidades Europeias” do programa Erasmus+, será formalizada na sexta-feira, dia 10, às 12h00, na sala de seminários da Reitoria do Campus de Gambelas da UAlg, em Faro.

Além da academia algarvia, farão parte desta rede as universidades de Huelva (Espanha), Lahti (Finlândia), Ludwigshafen (Alemanha), Timisoara (Roménia), Tomas Bata (República Checa) e Tuscia (Itália).

«Criadas por iniciativa das próprias universidades, as “Universidades Europeias” pretendem constituir redes em toda a União Europeia, que permitam aos estudantes obter um grau académico através da combinação de estudos realizados em vários países europeus, contribuindo, assim, para a competitividade internacional das próprias universidades», explicou a universidade algarvia.

O consórcio que será liderado pela UAlg, intitulado “Sustainability Horizon Alliance“, tem como objetivo «criar horizontes de sustentabilidade transversais, quer ambientais, quer sociais ou económicos. Pretende ter um forte impacto nas regiões onde se insere, através do ensino à distância, empreendedorismo e inovação, e criar pontes estratégicas com África, América do Sul e Ásia».

Segundo Alexandra Teodósio, vice-reitora da UAlg, o que se pretende é «propor uma nova tipologia de grau europeu, reconhecido entre as universidades do consórcio, que permita reduzir as barreiras no reconhecimento dos graus em cada país».

A assinatura na UAlg contará com a presença da reitora da Universidade de Huelva, do reitor da Universidade Tomas Bata, da reitora da Universidade de Lahti e de representantes das universidades Tuscia, Timisoara  e Ludwigshafen.

Comentários

pub